TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A democracia grega no direito

Por:   •  18/1/2016  •  Resenha  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

LARISSA CRISTINA PIRES

A DEMOCRACIA GREGA

[pic 1]

UNIFEV – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA

DEZEMBRO/2015


LARISSA CRISTINA PIRES

A DEMOCRACIA GREGA

Trabalho apresentado à UNIFEV, ao 2º período C do Curso de Direito, na avaliação da disciplina Constitucional, ministrada pelo professor Edgard Sampaio.

[pic 2]

UNIFEV – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA

DEZEMBRO/2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................................

03

1 A DEMOCRACIA GREGA ...........................................................................................

04

     1.1 Os gregos e a democracia ......................................................................................

04

CONCLUSÃO ..................................................................................................................

06

REFERÊNCIAS.................................................................................................................

07

        


INTRODUÇÃO

A história da democracia refere-se a um conjunto de processos históricos originados na Atenas Clássica, forjados discursos e práticas políticas de cunho democrático (WIKIPÉDIA, 2015).

Sendo de difícil conceituação, a Democracia se fundamenta na noção de uma comunidade política que possuía participação do povo nos processos políticos, debatendo e decidindo igualmente. Mesmo vinculado com às ideias de lei e constitucionalismo, o conceito da democracia não está resumido à igualdade jurídica, dependendo também do acesso democrático e aos espaços e benefícios sociais, principalmente ao ponto de vista da esquerda (WIKIPÉDIA, 2015).


1 A DEMOCRACIA GREGA

A formação da democracia ateniense baseou-se em diversos fundamentos, estruturas e organizações que se consolidaram ao longo de períodos anteriores da história da Grécia. Um bom exemplo disso é formação das polis, conhecidas como cidades-Estado, que se consolidaram já no final do período Arcaico. Essa organização autônoma da polis pode ser considerada fundamental para a organização política e social dos atenienses que culminou na gênese daquilo que chamamos de democracia.

1.1 Os gregos e a democracia

Sendo a matriz da democracia moderna, foi instalada a democracia, primitivamente nas reformas de Solón. Segundo a Wikipédia (2015):

Embora a democracia possa ser definida como "o governo do povo, pelo povo e para o povo", é importante lembrar que o significado de "governo" e "povo" na Atenas Antiga difere daquele das democracias contemporâneas. Enquanto a democracia contemporânea em geral considera o governo um corpo formado por representantes eleitos, e o "povo" (geralmente) como um conjunto de cidadãos próprios de uma nação, homens e mulheres, acima dos 18 anos, os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assembleia (eclésia) que tomava decisões diretamente (sem intermédio de representantes) e o "povo" (geralmente) como os homens atenienses maiores de 21 anos.

A trajetória política da democracia ateniense se dá com Sólon, um reformador que ampliou o poder da Assembleia popular, criando o Bulé, que era um conselho formado por quinhentos homens atenienses escolhidos por sorteio. Clístene foi o reformador que outorgou o poder para um número MAIOR de cidadãos atenienses, constituindo somente homens nascidos em Atenas e de pais atenienses, maiores de trinta anos (WIKIPÉDIA, 2015).


A democracia ateniense teve sua soberania na assembleia popular, onde os cidadãos tinham direitos igualitários de voto e fala sem considerações às suas condições econômicas ou nível de instrução (ibidem).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com