TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os sofistas e a democracia grega

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  2.129 Visualizações

Página 1 de 2

Os sofistas e a democracia grega

Foram os sofistas uma resposta às necessidades da democracia grega (séc. V a.C.). Os sofistas são homens dotados de domínio da palavra, e que ensinam a seus auditórios a arte da retórica, com vista no incremento da arte persuasiva.

Os sofistas foram os primeiros professores, mas não formaram uma escola propriamente dita, o domínio da arte retórica, por parte de homens dotados de técnica da utilização das palavras, era necessário não somente na praça pública, mas também para atuar perante os magistrados, na tribuna. A técnica argumentativa faculta ao orador, sua causa jurídica, suplantar barreiras dos preconceitos sobre o justo e o injusto.

Talvez se tenha noção, vulgarmente, de que os sofistas formaram uma única escola, por estarem no cenário das polêmicas com Sócrates e seu discípulo Platão. Os sofistas sempre foram mal interpretados por causa das críticas que eles fizeram. Sócrates os acusou de “prostituição” simplesmente porque estes ensinavam para aqueles que pudessem pagá-los, sendo os primeiros professores. Na Grécia antiga, apenas a aristocracia se ocupava com trabalho intelectual, já que o trabalho manual, de subsistência, era de ocupação dos escravos. Os sofistas geralmente pertencentes à classe média fazem das aulas seu ofício, por não serem suficientemente ricos para se darem ao luxo de filosofarem. No entanto, os sofistas sistematizaram o ensino, formando um currículo; gramática, retórica e dialética, por influência dos pitagóricos desenvolve a aritmética, a geometria, a astronomia e a música.

Os sofistas foram os primeiros a estabelecer uma diferença entre natureza e lei humana. O justo e o injusto, para eles, não se originará na natureza das coisas, mas nas opiniões e convenções humanas, na forma da lei, oriunda da sua opinião. Semelhante ao que se usa no positivismo jurídico atual, segundo eles, o justo é o que está segundo a lei, e o injusto o que a contraria.

Com os sofistas, surgia o relativo, o provável, o possível, o instável, o convencional, Nessa segunda etapa, de predomínio da lei humana sobre a natureza, os sofistas optaram pela prevalência desta, que libertaria os humanos dos laços de barbárie. A justiça é definida por critérios humanos e não naturais. Se fossem naturais, todas as leis seriam iguais. Pode parecer democrático tudo isso, porém, alguns cultores da sofística assinalavam que, os homens deveriam submeter-se ao poder daquele que ascende ao controle da cidade por meio da força, a justiça é vantagem para aquele que domina e não para aquele que é dominado. O conceito de justiça para os sofistas é igualado ao de lei, o que foi dito pelo legislador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com