TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A disciplina como método de ressocialização

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.193 Palavras (17 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

FACULDADE NOVO MILÊNIO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

CAROLINE BATISTA RIBEIRO

JÉSSICA CHARILE GENIZELLI

LEONARDO DUARTE FONSECA COSTA

TÁBATA LARISSA AMARAL CARNEIRO

TAMIRES GOMES SILVA CRISTO

A DISCIPLINA COMO MÉTODO DE RESSOCIALIZAÇÃO

VILA VELHA

2013

CAROLINE BATISTA RIBEIRO[pic 3]

JÉSSICA CHARILE GENIZELLI

LEONARDO DUARTE FONSECA COSTA

TÁBATA LARISSA AMARAL CARNEIRO

TAMIRES GOMES SILVA CRISTO

A DISCIPLINA COMO MÉTODO DE RESSOCIALIZAÇÃO

Trabalho de conclusão de semestre apresentado a Faculdade Novo Milênio como exigência para aprovação na disciplina Projeto Integrador.

Orientador(a). Mestre Pedro Luiz Ferro

VILA VELHA

2013

[pic 4]

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.

Provérbios: 1: 7 e 8.

RESUMO[pic 5]

Ao analisarmos o capítulo “Os recursos para o bom adestramento” do livro Vigiar e Punir de Foucault resolvemos discutir sobre os métodos disciplinares dentro do sistema prisional. De fato verificamos três importantes constatações de Foucault: A primeira é a Vigilância Hierárquica na qual este realizou estudo sobre a vigilância e a organização do sistema na imposição de poder a partir os olhares. A segunda é a Sanção Normalizadora, onde Foucault analisa as funções da sanção na constituição do sujeito. Por final ele realiza uma análise dos dois onde denomina-se Exame, este por fim tem função de realizar uma dossiê de cada caso, cria-se um perfil de cada sujeito para aplicação das funções disciplinares.

O estudo tem função de tentar explicar possíveis causadores do alto índice de reincidência criminal, e usa os métodos disciplinares expostos por Foucault como um possível princípio para solução deste fator.


SUMÁRIO[pic 6]

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................6

2. OBJETIVOS...................................................................................................7

3. REFERENCIAL METODOLÓGICO...............................................................8

4. MÉTODO.......................................................................................................9

5. VIGILANCIA HIERARQUICA.......................................................................10

6. SANÇÃO NORMALIZADORA.....................................................................13

7. O EXAME....................................................................................................16

8. CONCLUSÃO..............................................................................................19

9. REFERENCIAS...........................................................................................20


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho baseia-se na obra de Michel Foucault (Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984) Vigiar e Punir, 1999. Um importante filósofo e professor francês que concentrou sua carreira sobre a relação entre poder e governamentalidade, e das práticas de subjetivação. A obra em questão trouxe um novo modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental. É uma análise dos mecanismos sociais e teóricos que causaram as grandes mudanças dadas nos sistemas penais ocidentais durante a era moderna. É dedicado à análise da vigilância e da punição.

Trataremos aqui, sobre o capitulo: Dos Recursos Para um Bom Adestramento. Para Foucault, é possível adestrar/ressocializar um indivíduo, e para isso é necessário uma aplicação em conjunto de três dispositivos disciplinares simples: Vigilância Hierárquica, Sanção Normalizadora e por último, mas não menos importante o, Exame. A vigilância hierárquica, tem como pressuposto uma arquitetura montada com todos os detalhes pensados em manter a ordem, o controle e a disciplina. A Sanção Normalizadora prevê uma punição para quem violar as disposições legais, utiliza-se da coerção para normalizar comportamentos. O exame é o dispositivo utilizado para testar este sistema proposto por Foucault, para analisar a aplicação da vigilância e da sanção, padronizando-os. Através de pesquisas bibliografias, estabelecemos uma interface com o que foi proposto por Foucault e como a realidade atualmente age sobre esses dispositivos em relação à ressocialização. 

2. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento e oferecer um breve entendimento do capitulo “Os recursos para o bom adestramento” da obra Vigiar e Punir de Michel Foucault.

Avalia os métodos disciplinares e a organização do sistema prisional na constituição do sujeito e busca entender porque não conseguimos melhores números na ressocialização dos apenados.

 

3. REFERENCIAL METODOLÓGICO

O artigo teve como referencial metodológico o livro Vigiar e Punir. Este é um livro do filósofo francês Michel Foucault, publicado originalmente em 1975 e tida como uma obra que alterou o modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental. É um exame dos mecanismos sociais e teóricos que motivaram das grandes mudanças que se produziram nos sistemas penais ocidentais durante a era moderna. É dedicado à análise da vigilância e da punição, que se encontram em várias entidades estatais (hospitais, prisões e escolas). Foca documentos históricos franceses, mas as questões sobre as quais se debruça são relevantes para as sociedades contemporâneas. É uma obra seminal que teve grande influência em intelectuais, políticos, activistas sociais e artistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com