TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A era da curadoria

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

A Era da Curadoria e a Interdisciplinaridade do Direito Administrativo

A palestra do Professor Mário Sergio Cortela sobre a Era da Curadoria, é bastante esclarecedora sobre esse método de ensino/aprendizagem, pois ele expõe como a educação, o ensino, a transmissão de conhecimento e informações ao longo das últimas duas décadas vem evoluindo a passos largos.

Esta evolução se dá praticamente em todos os ramos da ciência, inclusive na atividade de docência. Fenômeno esse, impulsionado obviamente pela evolução tecnológica, notadamenteo uso da internet.

Nesse sentido, é importante saber filtrar as informações disponibilizadas nos meios de comunicação de massa, dentre eles a internet. Não se pode, segundo o professor Mário, absorver todo tipo de informação, mas apenas aquelas que nos são importantes, que nos impulsione, que nos atraia e que faça parte da nossa realidade. Assim, poderemos maximizar o aprendizado, a internalização da informação, transformando-a em conhecimento.

Além disso, o aprendizado é potencializado com a conexão entre as diversas matérias distintas, áreas do conhecimentos e ciências dispares, desse modo o conhecimento é enriquecido e se torna mais sedimentado, mais confiável.

Não foge a essa concepção de aprender por meio de várias fontes, inclusive as digitais, a aquisição de conhecimento sobre o Direito Administrativo.

Vejamos, assim como o ciência do direito possui diversas fontes, o direito administrativo de igual modo, pode ser compreendido a partir de origens variadas, exemplo:  A norma fundamental, ou seja, a Constituição Federal, as leis, os normativos, as instruções, as resolução, os decretos, as portarias, os regimentos internos de órgãos públicos, além da conhecimento interpretado por diversos autores que formam a nossa doutrina majoritária ou não.

Tem-se, ainda, as decisões dos órgãos julgadores, singulares ou colegiados, que de reiteradas decisões consolidam uma jurisprudência.

O direito administrativo também se correlaciona com outros ramos do direito, como o direito privado (civil), o direito empresarial, o direito tributário, o direito previdenciário, dentre outros, todos eles complementam o conhecimento específico administrativo e são utilizados por vezes na solução de  questões corriqueiras ou complexas do Direito Administrativo.

No mais, a interdisciplinaridade do direito administrativo, certamente perpassa por gerar reflexos na vida tanto individual, quanto de uma coletividade, ante a aplicação de certos princípios desse direito, por exemplo, a supremacia do interesse público sobre o privado.

Não é clichê afirmar que vivemos num mundo digital, que nos força a acompanhar sua impressionante evolução. Toda essa tecnologia de “bits “está a serviço também da educação, da formação de profissionais e da maximização do conhecimento. Cabe a nós valermos desse meio, como por exemplo, o ensino à distância, a transmissão de vídeo aulas, dentre outros, para nos apropriar do que é importante, daquilo que venha de fato contribuir para uma melhor formação acadêmica, com a aquisição de conhecimentos dos diversos ramos das ciências, não só do direito, mas de outras áreas do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com