TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estaca zero: o projeto de tese em direito

Por:   •  20/5/2022  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

GASTRON, L. Andrea “A estaca zero: O projeto de tese em direito”. Salvador: Editora Dois de Julho, 2013, cap.1.

Resenha por Ayala

Na obra intitulada “A estaca zero: O projeto de tese em direito”, a autora aborda a importância da tese em direito, de como ela chega até nós em determinados momentos da vida e que nos chama para ser feita. Todavia, ninguém é obrigado a fazer uma tese, em uma sociedade onde grande parte da população ainda apresenta necessidades básicas insatisfeitas e poucos têm acesso à educação fundamental e superior poder elabora-lá não é apenas um trabalho, mas é um verdadeiro privilégio.

Ademais, para a autora, a tese é vista como algo fundamental e essencial para todos e é um método de proposição que apresenta ou expõe para ser defendida em caso de constatação, além disso, requer dedicação, imersão, tem que ser objetiva, aplicável e reproduzível. Dessa forma, em um mundo onde a educação não é acessível a todos, essas exigências se fazem complexas e quem está em uma posição privilegiada deveria fazê-la, pois, pesquisando estamos contribuindo para que as coisas funcionem melhor na sociedade.

Nesse contexto, Andrea aborda que um corpo social que não pesquisa está destinada a perecer, também realiza a seguinte pergunta aos leitores: “Qual o melhor momento para fazer uma teste na vida de uma pessoa?” e logo responde “O melhor momento é aquele que você decida que seja”. Sendo assim, o que ela quer dizer é para não se preocupar com sua idade ou qualquer outro aspecto que você acha que irá impedi-lo de realizar a sua pesquisa. Desse modo, se puder fazê-la, faça, pois a tese é uma ferramenta, uma maneira válida de fazer com que as coisas mudem para melhor.

Portanto, essa é uma obra extremamente útil, com diversos ensinamentos e exemplos. Consequentemente, o público alvo não é apenas jovens estudantes, pode ser indicados para o público geral com o fito de compreender a importância da tese.

Andrea L. Gastron é uma advogada da faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Além disso, é especialista em Sociologia Jurídica (UBA), doutora em Sociologia (UBA) e Pós-doutora em Estudos de gêneros (UCES). Pesquisadora científica e professora, a autora intitula várias obras, como: “Arte, criatividade e direito. Reflexões de um sociólogo jurídico.”, “Cinzéis e martelos, balanças e espadas: Representações escultóricas da Justiça em Buenos Aires.”, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com