TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar Direito

Por:   •  11/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO INTERDISCIPLINAR

História do Direito no período colonial brasileiro

“A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor.”

(Padre Antônio Vieira)

Anna Beatriz, Dionizete, Emilly, Marciane, Maylane, Mônica, Solange, Kleisson

  1. Contextualização

O presente projeto foi elaborado a partir de um contexto acerca do Direito Brasileiro no período Colonial, onde as principais características do direito colonial brasileiro foram as leis de caráter geral, que centralizavam o poder nas mãos de Portugal e dos seus dirigentes no Brasil. O Direito surgiu na Pré-História, a partir do momento que o homem começa a viver em sociedade. A ciência do direito é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade. As leis que determinam o que é certo e o que é errado. Inicialmente as leis partiam de princípios religiosos e tinham por objetivo legitimar (tornar legal, aceitável) a sociedade tal como ela era.

  1. Objetivos
  1. Gerais:

Promover a consciência da importância do direito na sociedade.

Formar bacharéis em direito dotados de conhecimentos técnicos e de princípios éticos que permitam a utilização do direito como instrumento de transformação social e de construção da cidadania.

  1. Específicos:

Formar bacharéis em direito capazes de compreender a formação jurídica inserida dentro de um complexo educacional, onde o processo deve privilegiar o ensino, a pesquisa e a extensão.

Instrumentalizar o graduando para atuar numa sociedade globalizada e em constante transformação, apto a entender o momento histórico e oferecer respostas que atendam às demandas sociais.

Capacitar o graduando para refletir, apreender, interpretar e aplicar o direito, adequando-o significativamente ao contexto social da atuação profissional.

Desenvolver a capacidade de enfrentar profissionalmente questões jurídicas novas, através da prática criativa e construtiva do direito existente e do direito insurgente.

Incentivar o desenvolvimento de postura investigativa por meio de atividades de ensino que permitam a construção do conhecimento, bem como através do fomento à pesquisa e à iniciação científica.

Buscar o desenvolvimento de uma possibilidade de compreensão do direito não como algo dado, a-histórico e descontextualizado, mas como resultado da manifestação social.

Fomentar o desenvolvimento de valores éticos, inspiradores do fazer profissional de cada um.

  1. Etapas

  • Apresentação do tema proposto, como se deu? Como nasceu o direito no período colonial brasileiro? Como funcionava? Era eficaz? Como isso está inserido atualmente na sociedade? Quais eram as leis e como foram criadas?
  • Confecção e apresentação do Banner
  • Conversa dinâmica com a turma acerca do tema
  • Trabalho escrito de acordo com as normas ABNT

  1. Resultados esperados

Com esta proposta de cunho social voltado para as possibilidades de ações pretendemos contribuir com as atividades interdisciplinares e pedagógicas da faculdade. Nesta perspectiva, esperamos que a turma contribua com o bem coletivo e que haja constante aprimoramento acerca dos assuntos discutidos em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com