TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função Social do Contrato

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS

BACHARELADO EM DIREITO

ALDYR LEMOS CAMPOS, ANTONIO LUIZ SILVA DE MELLO, BIANCA CORREA BRITO, MICHELLE FONSECA SANTOS MAGALHÃES E

RODRIGO SANTANA SILVA

 A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO.

SÃO LUÍS - MA

2015


ALDYR LEMOS CAMPOS, ANTONIO LUIZ SILVA DE MELLO, BIANCA CORREA BRITO, MICHELLE FONSECA SANTOS MAGALHÃES E

RODRIGO SANTANA SILVA

A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO.

Trabalho apresentado ao curso de Direito, da Faculdade Estácio de São Luís, como requisito parcial para obtenção de pontuação na primeira avaliação do 4º período.

Professor: Claudson Santos

SÃO LUÍS - MA

2015

A Função Social do Contrato

1. Introdução.

O contrato é instrumento jurídico muito importante e até indispensável a muitas relações humanas, principalmente na esfera econômica. O princípio da autonomia da vontade, característica da doutrina do liberalismo, já há muito tempo vigora no Direito Contratual.

Ao sustentar o individualismo como predominância nas relações sociais, o liberalismo enaltece o princípio da autonomia da vontade ao patamar de diretriz para os atos da vida civil e elege a necessidade da não intervenção estatal nas relações de cunho econômico, haja vista a previsão do liberalismo de que as leis naturais do mercado se encarregam do estimulo ao equilíbrio econômico e, por consequência, da harmonia social.

Entretanto, a sociedade percebe que não basta a igualdade formal, uma vez que os indivíduos se encontram em condições materialmente desiguais. Assim, a autonomia da vontade perde seu reinado a fim de atender-se à necessidade de ser promovida a igualdade material. Com tudo, o referido princípio continua presente, porém subordinado ao princípio da função social dos contratos, que deve ser observado. Sob essa nova visão apresenta-se o Direito Contratual atual, almejando à proteção dos hipossuficientes face ao tremendo poder econômico de determinadas pessoas, sejam físicas, sejam jurídicas.

2. Conceito.

A função social do contrato traduz um conceito aberto e indeterminado, impossível de se delimitar sem profundo análise. Deve-se ressaltar, que a função social se evidencia em dois níveis, no primeiro, manifesta-se no contrato visto como relação jurídica entre as partes, de maneira a impor a lealdade negocial e a boa-fé objetiva a fim de alcançar uma equivalência material entre os sujeitos da relação, o que irá remeter a observância do princípio maior, que é a proteção da dignidade da pessoa humana. No segundo nível, apresenta-se no contrato em função da coletividade, ou seja, é o observado sob a ótica de seu impacto sobre a sociedade em que foi celebrado, nesse contexto o contrato é considerado como um instrumento de circulação de riquezas e de desenvolvimento social, nesse sentido esclarece Pablo Stolze: “Sem o contrato, a economia e a sociedade se estagnariam por completo, fazendo com que retornássemos a estágios menos evoluídos da civilização humana”.

Nessa mesma linha de entendimento, é o pensamento de EDUARDO SENS SANTOS:

“... o contrato não pode mais ser entendido como mera relação individual. É preciso atentar para os seus efeitos sociais, econômicos, ambientais e até mesmo culturais. Em outras palavras, tutelar o contrato unicamente para garantir a equidade das relações negociais em nada se aproxima da ideia de função social. O contrato somente terá uma função social — uma função pela sociedade — quando for dever dos contratantes atentar para as exigências do bem comum, para o bem geral. Acima do interesse em que o contrato seja respeitado, acima do interesse em que a declaração seja cumprida fielmente e acima da noção de equilíbrio meramente contratual, há interesse de que o contrato seja socialmente benéfico, ou, pelo menos, que não traga prejuízos à sociedade — em suma, que o contrato seja socialmente justo”.

O contrato deve então, comtemplar a vontades das partes contratantes, mas dentro do limite delineado pela ordem social.

Para Pablo stolze, a função social do contrato é, antes de tudo, um princípio jurídico de conteúdo indeterminado, que se compreende na medida em que lhe reconhecemos o precípuo efeito de impor limites à liberdade de contratar, em prol do bem comum.

Carlos Roberto Gonçalves, resguardando o caráter restritivo da função social do contrato, preconiza que este “constitui, assim, princípio moderno a ser observado pelo intérprete na aplicação dos contratos. Alia-se aos princípios tradicionais, como o da autonomia da vontade e da obrigatoriedade, muitas vezes impedindo que estes prevaleçam. ” (GONÇALVES, 2012).

3. Breve histórico sobre o contrato.

Com as transformações advindas do mercantilismo e, posteriormente, da revolução industrial, o contrato se tornou imprescindível para o funcionamento da economia capitalista. As ideias de liberdade como ausência de restrições – e não mais como oposição ao estado servil – ganharam força, tanto no plano da organização do poder político, como também na vida civil e, mais ainda, no exercício das atividades econômicas. A desejada livre iniciativa, não deveria sofrer controle do poder político, pois o próprio mercado se autorregularia. Assim, o contrato, livremente celebrado, faria lei entre as partes.

Nesse contexto de liberdades meramente formais, a "mão invisível" do mercado "manipulava" os recursos na sociedade segundo a lógica do sistema, mediante concentração dos recursos em poucas pessoas, para assegurar a própria subsistência do capitalismo. Isso levou a muitas situações de desequilíbrio entre os membros da sociedade – poucos com muitos recursos e uma grande maioria com o mínimo necessário à manutenção das funções vitais. Os institutos de direito privado formalizavam essas desigualdades sociais. O direito de propriedade foi definido como o direito potestativo de usar, fruir, dispor uma coisa e reavê-la de quem injustamente a detivesse, em outras palavras, o poder de excluir os demais do acesso aos bens. Pelo contrato, a exploração dava-se pela pouca relevância dos motivos que levaram a pessoa a celebrá-lo, como também do conteúdo das cláusulas ajustadas entre si. Uma das partes podia ganhar mais com o contrato, enquanto a outra praticamente era escravizada pelo mesmo, em razão da forte dependência econômica na satisfação de suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com