TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A lei do tribunal do Tesouro do Estado

Tese: A lei do tribunal do Tesouro do Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara de Fazenda Públicada Comarca do Estado WYK

Esculápio da Silva, brasileiro, casado, engenheiro, portador do título de eleitor nº..., inscrito no CPF/MF nº..., residente e domiciliado à rua..., nº.. bairro...,cidade...Estado WYK, por seu advogado infra assinado com instrumento de mandato anexo e endereço constante à rua..., nº.. bairro...,cidade...Estado WYK..., para onde devem ser remetidas as intimações na forma do art. 39, I CPC, vem perante Vossa Excelência, com base no art. 5º, LXXIII CRFB/88 e na Lei 4.717/65 mover:

AÇÃO POPULAR COM PEDIDO DE LIMINAR

Em desfavor do Estado WYK, pessoa jurídica de direito público, neste ato representado por seu governador, com sede à Rua...nº...bairro...cidade..., estado...; empresa Mastodente S.A., pessoa jurídica de direito privado, neste ato representado por seu presidente, com endereço à ...; Mamute S.A., pessoa jurídica de direito Privado, neste ato representado por seu presidente, com endereço à ..., e Dente de Sabre S.A., pessoa jurídica de direito privado, neste ato representado por seu presidente pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor:

I – DA CIDADANIA ATIVA

O art 5º LXXIII da CRFB/88 e a lei 4.717/65, exigem como condição de legitimidade em ação popular a cidadania ativa, isto é, o direito de participar da vida política do país. O art. 1, § 3º, da lei 4.717/65 que “a prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com título eleitoral ou com documento que a ele corresponda”.

O autor prova sua cidadania através dos fatos através das provas que instruem a presente inicial.

II ‐ DOS FATOS

Na data de 03 de fevereiro do corrente ano, ESCULÁPIO DA SILVA foi surpreendido por seus amigos com a informação de que a Administração do Estado no qual reside está providenciando um plano de obras custosas e pretendendo que elas sejam entregues, independentemente de licitação, a empresas com vínculos pessoais com dirigentes de seu partido político, sendo que os valores correspondentes às obras são incluídos no orçamento estatal, observado o devido processo legislativo.

Quando da realização das obras, aduz a necessidade de urgência diante de evento artístico de grande repercussão a realizar-se em aproximadamente um ano, o que inviabilizaria a realização de procedimento licitatório e designa três empresas para repartir as verbas orçamentárias, cabendo a cada uma realizar parte da obra preconizada.

As empresas Mastodonte S.A., Mamute S.A. e Dente de Sabre S.A. aceitam, de bom grado, o encargo e assinam os contratos com a Administração. O valor das obras corresponde a um bilhão de reais. Inconformado com esse fato, Esculápio da Silva, cidadão que gosta de participar ativamente da defesa da Administração Pública e está em dia com seus direitos políticos, procura orientação jurídica e, após, resolve ajuizar a competente ação.

III – DO DIREITO

A presente ação popular proposta busca tutelar os direitos difusos, como o patrimônio público.

A referida contratação, sem observar o procedimento licitatório, ofende frontalmente os princípios regentes da administração pública contidos no art. 37, caput da CRFB/88 dentre os quais determina ao administrador a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Legalidade foi abalroada na medida em que não foi observado o art. 37, XXI, CRFB/88 e o que preceitua o 2º da lei 8.666/90.

A não realização de procedimento licitatório ofende o princípio da Moralidade e da impessoalidade por obvio, uma vez que o administrador contratará com quem lhe for mais conveniente e não o mais competente

ou que apresentar melhor proposta.

Eficiência na administração pública impõe ao administrador colher para a sociedade o máximo de benefício com o menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com