TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A luta entre o Estado e a Igreja

Resenha: A luta entre o Estado e a Igreja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  303 Visualizações

A luta entre o Estado e a Igreja

O Estado e a igreja tem uma historia comum, pelo menos do século V ao XIX, onde ambos os poderes, civil e espiritual, pretenderam sobrepor-se um ao outro, demandaram a unificação das duas autoridades, e assim, em função desse objetivo, mantiveram-se em constantes lutas, assumindo, um em relação ao outro, diversas posições que podem ser assim resumidas:

A) indiferença entre Estado e Igreja;

B) preeminência da Igreja sobre o Estado;

C) preeminência do Estado sobre a Igreja;

D) equilíbrio entre ambos os poderes.

A)O Período em que o Estado e a Igreja foram indiferentes entre si vai até ao ultimo quartel do século V, quando se extingue o Império Romano ocidental e tem inicio a Idade Média.

B)A partir de 1814, iniciou nova fase de preeminência da igreja sobre o estado,com aquelas mesmas características medievais de supremacia absoluta

C) preeminência sobre a igreja foi a partir do século IV, fazendo com que os fiéis se retirassem para regiões mais desertas, longe do convívio social. O que causou, não só dificuldades na expansão do evangelho, como a retração na pregação, e ainda a descaracterização doutrinária da igreja.

A luta entre Papa e Imperador, que marcaria os últimos séculos da Idade Média, só vai terminar com o nascimento do Estado Moderno, quando se afirma a supremacia absoluta dos monarcas na ordem temporal.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com