TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA DO CIDADÃO BRASILEIRO

Por:   •  27/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de redação

Tema: A ética do cidadão brasileiro

Introdução: A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. A definição é simples assim. Mas a prática é bem mais complexa, porque os valores são contraditórios e a vida é extremamente complexa. Necessidade constante, portanto, de reflexão, de aprimoramento e de autoconhecimento.

Desenvolvimento:

1º Argumento: informações e definições sobre ética

2º Argumento: pontos relevantes ao cotidiano do brasileiro

3º Argumento: a ética e sua importância nas profissões

4º Argumento: ética para o advogado

Conclusão: Ética não é uma simples lista de condutas a serem seguidas, ou uma tabela fechada que diz o que é aceitável e o que não é, pois se tal existisse, estaria ela obsoleta no dia seguinte, pois como a condição humana de sempre estarmos evoluindo, nunca chegaríamos, a um consenso sobre o assunto

Redação

Título: Ética e sua importância na sociedade

Podemos chegar a uma explicação histórica sobre a ética, que se apresenta como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 

A definição é simples assim. Mas a prática é bem mais complexa, porque os valores são contraditórios e a vida é extremamente complexa. O que nós traz a necessidade constante, portanto, de reflexão, de aprimoramento e de autoconhecimento.

Uma situação de contrariedade àquilo que é ético pode levar o homem a sofrer punições diante da sociedade e do Estado. A Ética só tem a acrescentar à vida do indivíduo, trazendo equilíbrio e boa convivência entre a sociedade. A falta de ética se revela nas mínimas coisas, desde as mentirinhas ditas em casa aos pais, a cola na escola ou nos concursos, furar fila, comprar produtos piratas, falsificar carteirinha de estudante, sonegar impostos. São muitos os "pequenos" absurdos cotidianos. Cada atitude individual tem uma influência coletiva. Para pontuar isso, é fácil se ater a ética ao indivíduo, quando não tem ninguém o observando, tal momento, revela a idoneidade do mesmo.

Ética também não pode ser confundida com moral. Ambas estão relacionadas e visam o bem-estar social, mas são diferentes. A moral é o conjunto de regras instituídas pela sociedade por meio da educação, cultura, tradição e do cotidiano, orientando o comportamento do homem. Já a ética é o julgamento do comportamento moral de cada indivíduo na sociedade.

Novamente a ética não deve ser confundida com lei. A lei é uma obrigatoriedade, a qual todos os cidadãos estão submetidos, sob pena de sanções em caso de desobediência, mas nenhum indivíduo pode ser forçado a cumprir normas éticas, nem será punido caso não o faça. Porem a convivência em sociedade, “obriga” o indivíduo, a fazê-lo , pois um indivíduo antiético, por muitas vezes será isolado da sociedade em si, pois a mesma depende de tais princípios para que a convivência em sociedade não se torne um caos. Com isso, observamos que a lei frequentemente se baseia em princípios éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com