TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Politica na Antiguidade

Por:   •  14/5/2021  •  Resenha  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

Unisantacruz

Aluna: Marcia Regina Polli Antunes

1º Direito

Ética e Política na Antiguidade

Ética e Política na Antiguidade

Ética vem do grego – ethos (costumes)

Política vem de Polis _ (cidades)

Nasceram nas cidades gregas entre os séculos IV e VI antes da era corrente. Mesmo assim costumes e as civilizações, ou seja, as cidades são muito mais antigas que isto.

Havia entra as cidades certa concepção de igualdade, as cidades gregas eram escravistas. A escravidão era muito comum, mas em geral se dissolvia em muitas outras formas de escravidão, que se comportavam aos mais diversos graus de servidão e liberdade, independente do título que possuía.

Mais tarde houve a contraposição polar entre livres e escravos.

Em Atena foi feito por Sólon em meios do século VI a.C a extinção da pena de morte por dívida.

Sólon criou uma grande reviravolta em misturar os clãs, famílias e posições sociais, quando dividiu e reagrupou por sorteio.

O critério do sorteio foi por que se todos eram iguais, não há critério para distinção, formando assim os distritos eleitorais.

Foi assim que obtiveram a ideia em que todos os distritos da situação elegessem ou sorteassem aqueles que deveriam ocupar por turnos os cargos das cidades e que todos participassem da eleição para a governante de Antenas.

A concepção de liberdade ainda estava longe de ser realidade, pois todos os homens nascem iguais e livres, porém isto não era aplicado a mulheres e crianças e nem aos que não nasciam na cidade.

Mais tarde muitas das cidades gregas reivindicaram sua autonomia seu poder de governar.

Atenas por exemplo teve um regime democrático começando pelo exército da justiça até mesmo determinações táticas de guerra foram determinadas em assembleia com os cidadãos.

A passagem das formas tradicionais de autoridade para o novo exército da cidadania foi um sentimento trágico.

Mostrando assim a nova moral da cidade, onde ouve varias mudanças como por exemplo o rei de Tebas ordena em nome das leis da cidade que o corpo do irmão de Antígona fosse deixado sem sepultura.

Arístofanes mesmo em uma comédia “As Nuvens” coloca em cena ninguém menos que Sócrates criticando impiedosamente os DEUSES, causando assim sua morte. Aristófanes coloca na boca de Sócrates que “Zeus não faz chover”

Embora Sócrates defendesse estas teses, assim os sábios chamados de sofistas apresentam razões para crer na natureza, ou, seja fundamentam o que chamam de filosofia. Abria-se um novo capítulo da história.

Alguns sábios dedicavam-se ao conhecimento racional da natureza.  

Já outros que se tornaram “sofistas” dedicavam-se ao saber argumentar.

Esse retrato pintado pelos adversários dos sofistas de que seus argumentos eram falsos, porém eles sabiam ensinar e argumentar.

Tudo é relativo ao modo como nós aparece, “o homem é a medida de todas as coisas”.

As Pendências jurídicas dos cidadãos de Atenas quando confinados em teses causaram mal-estar na condução da assembleia que governava Atenas pareciam, para alguns catastróficas.

Havia um orador que que orientava a maioria dos interesses da cidade como um todo em grupo ou individuais em defesa de interesses menores principalmente.

Os sofistas tinham sua opinião com a maioria, sem se importar se o que a opinião majoritária era a melhor para todos, desta forma tornavam-se demagogos e fazia da democracia demagogia, ou seja falsa direção.

Temístocles para convencer os atenienses a escolher a perigosa estratégia de abandonar a cidade, sem nenhuma retaguarda contra os invasores persas, teve grande trabalho, visto que ao contrário do demagogo é o phronimos, que é prudente, que sabe reconhecer o que é melhor para todos, mesmo que o remédio seja amargo. Péricles por excelência governou Atenas por 40 anos.

Aristófanes chama Sócrates de sofista, mas Sócrates dizia que não podia aceitar o título de “sábio” porque, afinal , a única coisa que sabia era que não sabia nada, no máximo poderia ser chamado de amigo da sabedoria, desta forma não era remunerado como os demais sofistas e ao ser questionado por seus interlocutores sobre temas como justiça ou a coragem, praticava o que chamava de Ética e como Política.

PLATÃO

Platão foi um dos mais talentosos discípulos de Sócrates, e é ele que nos conta tudo o que sabemos sobre ele.

Quando perguntamos se sabemos o que é coragem, Sócrates intervém, pois, a coragem tem varias definições, as vezes é necessário fugir as vezes enfrentar, a única coisa que se tem a certeza é que estamos mais sábios que antes.

Os sofistas consideram um ataque a “sabedoria” os diversos diálogos de Sócrates, queriam mostrar que podiam conhecer sim a verdade, tarefa bem mais árdua que de Sócrates.

Para mostrar que tudo é possível Heráclito diz que “tudo é fogo” que muda constantemente, como dito que somos como as águas dos rios, que após passado não tem mais volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com