TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Politica da Antiguidade ao Renascentismo

Por:   •  30/8/2021  •  Bibliografia  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto de Educação El Shaday

Paulo Victor Carvalho Neves / 2° ano do Ensino Médio

                             Filosofia politica da antiguidade ao Renascentismo

Manaus – Amazonas

2021

Paulo Victor Carvalho Neves / 2° ano do Ensino Médio

[pic 1]

Manaus – Amazonas

2021

Introdução

    filosofia política ocidental surgiu na Grécia antiga e dizia a respeito sobre a convivência dos habitantes dentro das cidades-estados gregas. ... Tais cidades contemplavam as mais variadas formas de organização política como a aristocracia, democracia, monarquia, oligarquia e, até a tirania.

Renascimento na Arte:

Características, contexto histórico e principais artistas

    Aconteceu na Itália, a partir do século XIV, o renascimento se inicia de 1300 a 1650. Esse foi um período marcante na história e representou muito mais do que a simples volta da arte greco-romana.

    Cientificamente, o homem buscava abrir o pensamento e formular hipóteses e teorias, deixando o lado religioso e valorizando mais o homem. Foi nesse período que surgiu o Humanismo.

    Cultura renascentista

    Destacamos cinco características marcantes da cultura renascentista:

  • Racionalismo - a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência.
  • Cientificismo - para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica.
  • Individualismo – o ser humano buscava afirmar a sua própria personalidade, mostrar seus talentos, atingir a fama e satisfazer suas ambições, através da concepção de que o direito individual estava acima do direito coletivo.
  • Antropocentrismo - colocando o homem como a suprema criação de Deus e como centro do universo.
  • Classicismo – os artistas buscam sua inspiração na Antiguidade Clássica greco-romana para fazer suas obras.

    O Humanismo renascentista

    O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana, que surgiu na nas cidades da Península Itálica em meados do século XIV.

    O homem, a obra mais perfeita do Criador, era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza. Por isso, os humanistas buscavam interpretar o cristianismo, utilizando escritos de autores da Antiguidade, como Platão.

    A religião não perdeu importância, mas foi questionada e daí surgiram novas correntes cristãs como o protestantismo.

    O estudo dos textos antigos, igualmente, despertou o gosto pela pesquisa histórica e pelo conhecimento das línguas clássicas como o latim e o grego.

    Desta forma, o humanismo se tornou referência para muitos pensadores nos séculos seguintes, como os filósofos iluministas do século XVII.

    Renascimento literário

    O Renascimento deu origem a grandes gênios da literatura, entre eles:

  • Dante Alighieri: escritor italiano autor do grande poema "Divina Comédia".
  • Maquiavel: autor de "O Príncipe", obra precursora da ciência política onde o autor dá conselhos aos governadores da época.
  • Shakespeare: considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Abordou em sua obra os conflitos humanos nas mais diversas dimensões: pessoais, sociais, políticas. Escreveu comédias e tragédias, como "Romeu e Julieta", "Macbeth", "A Megera Domada", "Otelo" e várias outras.
  • Miguel de Cervantes: autor espanhol da obra "Dom Quixote", uma crítica contundente da cavalaria medieval.
  • Luís de Camões: teve destaque na literatura renascentista em Portugal, sendo autor do grande poema épico "Os Lusíadas".

A Arquitetura Renascentista

    A arquitetura buscava a ordem e equilíbrio, um exempo é a igreja de Saint Peter, em Roma. Eles queriam se livrar da grandiosidade buscada pelas catedrais góticas. Foi estabelecido, portanto, princípios matemáticos, que faziam com que o observador enxergasse a arte de qualquer ponto que observasse.

    Um exemplo que encontramos é na reformulação da abóbada da catedral de Florença, feita pelo arquiteto Brunelleschi, em 1420. Através da geometria e suas regras, uma nova arquitetura pode mostrar a harmonia e a constância em que o homem produzia a sua arte.

A Pintura Renascentista

    Na pintura renascentista, o homem, por meio das técnicas que já haviam sido feitas na arte gótica, começaram a fazer uso do realismo, da perspectiva e do claro-escuro. Faziam isso através dos princípios da matemática e da geometria e, através do volume e as técnicas anteriormente citadas. A pintura se aproximava do realismo. Cada artista possuia seu estilo e individualidade e não estavam presos às regras como os artistas da Idade Antiga.

Alguns artistas famosos:

Masaccio (1401- 1428) - foi o primeiro artista a reproduzir a realidade através da pintura. As obras que se destacaram foram: Adão e Eva Expulsos do Paraíso, São Pedro Distribui aos Pobres os Bens da Comunidade e São Pedro Cura os Enfermos.

Fra Angelico (1387- 1455) - esse artista seguiu o mesmo estilo das pinturas de Massacio, mas devido a sua religião cristã suas obras ganharam religiosidade. As principais foram: O Juízo Universal e Deposição (o ser humano se mostra submisso à vontade de Deus), Anunciação (as figuras começam a ganhar volume).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (238.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com