TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD - DIREITO AMBIENTAL

Por:   •  4/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão e Sustentabilidade

Curso: Direito

Professor: Jardel Mendes Vieira

Nome do estudante: Amanda Caetano da Silva dos Santos

Data: 27/04/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

  1. A sustentabilidade tem como seu requisito indispensável, um crescimento econômico que envolva equitativa redistribuição dos resultados do processo produtivo e a erradicação da pobreza, de forma a reduzir as disparidades nos padrões de vida e melhor atendimento da maioria da população. Nesse contexto, que tipo de ações são necessárias, tanto pela iniciativa Pública quanto pela Privada, para que se possa reduzir os riscos causados pelo crescimento econômico e populacional, promovendo assim o desenvolvimento sustentável. (2,0 pontos)

Resposta: É necessário reeducar a população para agir por mudanças sociais e ambientais positivas, implicando em uma ações ativas, capaz de integrar conceitos e ferramentas de diversas áreas para auxiliar todos a compreenderem melhor o mundo em que vivem, e, dessa forma, buscar a reeducação do ser humano frente aos problemas ambientais. Assim aliar a maximização da produção junto a minimização dos riscos ao meio ambiente.

Deve-se também incentivar a preservação dos recursos naturais e o meio ambiente como um todo, minimizando as agressões ao meio ambiente e respeitando as legislações impostas pelo estado, sendo incentivado o consumo de combustíveis renováveis, para assim desenvolver a indústria com consumo consciente e sustentável.

2. O recurso natural é a fonte de onde provém a energia, além da matéria-prima que será transformada em bens pelos processos industriais. Os recursos naturais podem ser divididos em: Renováveis, subdivididos em “recursos sem capacidade de armazenamento e recursos com capacidade de armazenamento”, e, Não renováveis, subdivididos em “recursos de reservas recicláveis e recursos de reservas exauríveis”. Partindo desse conceito, cite 3 (Três) exemplos de Recursos Naturais Renováveis e 3 (Três) exemplos de Recursos Naturais Não Renováveis, identificando sua forma de utilização, seja na geração de riqueza ou bem-estar. (2,0 pontos)

Resposta: Recursos Naturais Renováveis

1: Energia Solar

Energia proveniente do sol é captada por painéis solares, constituídos por células fotovoltaicas, e, em seguida, transformada em energia elétrica ou mecânica. Outra forma é a captação em painéis para aproveitamento térmico, como com para o aquecimento de água.

2: Energia Eólica

        É a energia cinética das massas de ar provocadas pelo aquecimento desigual na superfície do planeta. Além da radiação solar, também têm participação na sua formação os fenômenos geofísicos como: rotação da terra, marés atmosféricas e outros. Na atualidade, os aero geradores modernos têm se firmado como uma forte alternativa na composição da matriz energética de diversos países.

3: Hidro energia

É toda forma de energia gerada por meio da água que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica, a qual será enviada pelos condutores ao seu destino.

Recursos Naturais Não Renováveis

1:Petroléo

        É um combustível fóssil, ou seja, é formado pelo processo de decomposição da matéria orgânica, ocorrido durante centenas de milhões de anos em algumas zonas do subsolo da Terra, sendo usado principalmente como fonte energética.        

2:Gás Natural

        Energia de origem fóssil, resultante da decomposição da matéria orgânica no interior da Terra, O gás natural é responsável por quase 30% da energia consumida na Terra, sendo superado apenas pelo petróleo e pelo carvão.

3: Carvão

        É uma das fontes de energia mais abundantes, mas também uma das mais poluentes, é utilizado na indústria em fornos, já o vegetal em restaurantes e residências, para assar alimentos de um modo geral.

3. A preocupação com a preservação do meio ambiente está presente em muitos relatos conhecidos na história da humanidade, mas o Problema Ambiental como área de estudo é bastante recente. Em parte, porque os problemas ambientais são muito abrangentes e geralmente são reflexos das ações realizadas pelo homem sobre o meio ambiente, as quais geram impactos negativos. Assim, enumere 4 (Quatro) agravantes, no que se refere aos problemas ambientais, seja de ordem rural ou urbana. (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com