TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADIMPLEMENTO E EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

ADIMPLEMENTO E EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES

É extinguir a obrigação de modo que nada mais advêm dela, é o cumprimento integral da obrigação.

NATUREZA JURÍDICA: ato jurídico perfeito, é aquele que se realiza estando sujeito a todas as suas normas.

VALIDADE DO PAGAMENTO: é quando o pagamento resolve, pulveriza a obrigação, é efetivamente

a liberação da obrigação.

QUEM DEVE PAGAR: a principio o devedor, ou a quem por direito o substitua (ex: numa assunção de dívida).

PAGAMENTO EFETUADO POR PESSOA INTERESSADA: a pessoa interessada é aquela que esta ligada diretamente a obrigação (avalista, garantidor, fiador). Se o terceiro interessado paga a obrigação, ele sub-rogace no crédito, ou seja, ele passa a ser o novo credor da obrigação.

PAGAMENTO EFETUADO POR TERCEIRO NÃO INTERESSADO: é aquele terceiro que não tem vinculo nenhum com a obrigação. Nesse caso também sub-rogace no credito se houver consentimento do devedor. Porem, se esse terceiro paga a divida sem o conhecimento ou autorização do devedor, e na data do vencimento o devedor possuía saldo suficiente para a liquidação da divida, o devedor só paga a divida para o terceiro se ele quiser.

PAGAMENTO MEDIANTE TRANSMISSÃO DE PROPRIEDADE: é possível o pagamento em que consista a transmissão de propriedade. Porem, essa propriedade só poder ser transmitida por quem realmente é seu proprietário. A transferência é a entrega mais o domínio (registro). Só o verdadeiro proprietário poderá fazer isso.

AQUELES A QUEM SE DEVE PAGAR: a principio o pagamento deverá ser feito ao credor. Ou ao cessionário se houve uma cessão de credito. Ou ao procurador do credor (o procurador é necessário ter a procuração de poderes), pois se o devedor pagar a divida, e aquele procurador não for legitimo, ele terá que pagar duas vezes.

PAGAMENTO EFETUADO A TERCEIRO QUE NÃO O CREDOR: se o devedor de boa-fé, paga a divida a um terceiro que não faz parte da obrigação, e esse terceiro emite um recibo de pagamento, e depois o credor efetivo vier cobrar a divida do devedor de boa-fé, o devedor poderá ir a juízo reclamar que já quitou a divida. E se seu pagamento for considerado válido o credor terá que ir atrás do terceiro para cobrar a divida. Isso ocorre pois o devedor agiu de boa-fé.

PAGAMENTO AO CREDOR PUTATIVO: é aquele que se apresenta aos olhos de todos como o verdadeiro credor. O credor putativo é uma enganação, o devedor paga a divida a uma pessoa na qual ele imaginasse que fosse o credor, mas na verdade não é. Nesse caso, se o devedor faz o pagamento, agindo de boa-fé, seu pagamento será considerado válido.

PAGAMENTO AO INCAPAZ: se o negocio é feito com pessoa incapaz, o seu representante legal terá que ratificar (concordar) o ato, e assim, assume o compromisso de pagar a divida.

PAGAMENTO AO CREDOR DE CRÉDITO PENHORADO: isso ocorre quando o credor tem um crédito em relação ao devedor, e um terceiro esta movendo uma ação contra o credor. O terceiro poderá pedir em penhora o crédito que o credor possui em relação ao devedor. Se o devedor saber da existência dessa divida do credor com o terceiro, ele não paga a divida diretamente ao credor, ele faz uma consignação, no qual esse valor ficará bloqueado em disposição ao juiz.

OBJETO DE PAGAMENTO

O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda que mais valiosa (art. 313).

Se o credor aceitar coisa diversa, será DAÇÃO EM PAGAMENTO (art. 356) - O credor pode consentir em receber prestação diversa da que lhe é devida. E a obrigação se resolverá da mesma forma.

- PAGAMENTO EM DINHEIRO: É o nominalismo, o que efetivamente a moeda vale.

-DIVIDA EM DINHEIRO E DIVIDA EM VALOR: quando o pagamento da obrigação terá que ser feito em dinheiro, chama-se “divida em dinheiro”; quando o pagamento da obrigação terá que ser feito através de um bem, ou similares é chamado “divida em valor”, sendo possível a substituição do valor/bem, por dinheiro.

-CLAUSULA DE ESCALA MÓVEL: é um dispositivo colocado na obrigação pelas partes que corrige automaticamente o valor das prestações vincendas. (ex: pensão). Art. 316: É lícito convencionar o aumento progressivo de prestações sucessivas.

-TEORIA DA IMPREVISÃO: (rebus sic stantibus – voltar ao original), é quando por uma imprevisão, ocorre algo que torne a prestação muito onerosa para uma das partes. Nesse caso, se o devedor não deve ter nenhuma culpa nesse acontecimento imprevisto (ex: ser demitido sem justa causa), ele poderá pedir a revisão contratual para adaptar o contrato a sua nova realidade. Art. 317: Quando, por motivos imprevisíveis, sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o do momento de sua execução, poderá o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possível, o valor real da prestação.

PROVA DE PAGAMENTO

Não basta pagar, é necessário ter uma quitação (prova), sob pena de pagar duas vezes. A quitação não importa forma, tem que ser plena, de modo que pulverize a obrigação.

-REQUISITOS DA QUITAÇÃO: art. 320: A quitação, que sempre poderá ser dada por instrumento particular, designará o valor e a espécie da dívida quitada, o nome do devedor, ou quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do seu representante.

Parágrafo único. Ainda sem os requisitos estabelecidos neste artigo valerá a quitação, se de seus termos ou das circunstâncias resultar haver sido paga a dívida.

-NÃO SE ADMITE PROVA EXCLUSIVAMENTE TESTEMUNHAL (art. 401 e 403 CPC): é possível fazer contrato verbal até o teto do décuplo do salário mínimo vigente. Acima deste valor, o contrato deverá ser feito por escrito público ou particular.

A prova exclusivamente testemunhal não serve, é necessário documentos, só servira em contratos de até 10 salários mínimos.

Art. 401. A prova exclusivamente testemunhal só se admite nos contratos cujo valor não exceda o décuplo do maior salário mínimo vigente no país, ao tempo em que foram celebrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com