TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADVOGAR É M AIS ACIMA

Por:   •  4/9/2017  •  Monografia  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

ADVOGAR É MAIS ACIMA

Advogar, não é para qualquer um. É preciso ter muito mais que uma especial vocação, e, como não deve haver meio termo na advocacia, uma completa entrega que vai além do peticionar e protocolar. Não. Advogar, não é só isso e, ainda que se tenha com esmero elaborado aquela peça processual, não é só isso.

Advogar é gritar ou silenciar – conforme lhe pareça então mais conveniente – mas é não se afastar jamais de sua independência, do sagrado direito de escolher como agir, e, mesmo que em aparente recuo, a escolha será sempre sua.

Advogar, é chorar pelo cliente e com ele sorrir, é a emoção plena de uma diminuta conquista processual, e a certeza de que, mesmo regada a centavos, tem enorme dimensão, porque traz na consciência a certeza que direito não tem preço.

Advogar, é para quem tem coragem, muita coragem de enfrentar o anônimo início de uma profissão, sem o conforto contido na estabilidade de um cargo público qualquer, onde poderá ser ele até o dirigente do direito, mas jamais seu dono, jamais aquele que o fará brotar, existir... E sorrirá ou chorará, conforme assim o interprete quem logo no início se acomodou.

Advogar, não é, de fato, para qualquer um. Pois na advocacia não cabem os frágeis, tolos, medrosos, aqueles que não têm a força do novo, seus sonhos, brilhos e vontades, mesmo passados trinta anos desde então. Advogar também não é só o embate, o prazer da “boa briga” processual, mas a capacidade de discernir e, até com certa ternura, acordar pelo justo e assim aconselhar e orientar seu constituinte. É vibrar, inclusive, com a perfeição do quanto pelo colega articulado contra, naquela sensação de que adoraria ter escrito aquilo, embora madrugada a dentro, consiga naquela magistral petição encontrar, as esquinas do seu próprio direito, resgatando a máxima de que “não existe cachorro morto sem dono”, aprendida quando aninhado no escritório de Marques Neto e por ele cobrada todos os dias... Minha grande escola.

Aos que agora se diplomam no direito, fica a observação: Não venha para a advocacia quem não encarnar tais predicados, quem apenas souber o direito, suas nuances e técnicas. Para esses, a magistratura, o ministério público, as polícias, enfim, tudo aquilo que não exigir do bacharel o quilate necessário para a mais plena e sagrada arte de advogar. (Mário Fausto, 27/04/15)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com