TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA OBRA O PRINCIPE

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DA OBRA: O PRÍNCIPE

Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em três de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.

Maquiavel é considerado o fundador do pensamento político, pois tratava as questões do Estado e Governo como elas são e não como deveriam ser.

Em 1513, Maquiavel escreve dentre outras, a sua principal obra, O Príncipe, que se tornaria um divisor de águas no pensamento político.

No livro O Príncipe, Maquiavel expões a sua ideia de que o Estado deve ser tratado por aquilo que realmente é, e não pelo que gostaríamos que fosse, assim, ele substitui a regra metodológica do, “dever ser” pelo “ser”.

Maquiavel busca na história, por toda parte e em todos os tempos e conclui que, os homens possuem traços bem peculiares e mostram que não podem ser mudados. No livro, Maquiavel diz que os homens são “ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávidos de lucro”. Estes atributos compõe a natureza humana.

Nicolau expõe na sua obra que, em todas as sociedades existem duas forças opostas. Uma das forças quer dominar, enquanto a outra não quer ser dominada. O dever do governante, no caso o Príncipe, é criar um mecanismo que gera uma estabilidade entre as forças.

A nação, em determinado momento pode sentir-se ameaçada pela anarquia, ai entra o dever do Príncipe, de agir não como um ditador, e sim como fundador do Estado. Cumprido o papel político de regenerador, o Estado terá condições de se tornar uma república.

Os dois temas principais do pensamento de Maquiavel são: A Fortuna e A Virtú.

A Fortuna diz respeito às circunstancias do tempo, a sorte ou a ordem das coisas em um determinado cenário.

A Virtú é a capacidade de controlar a flexibilidade de decisão diante de circunstancias diferentes. É fundamental que o Príncipe tenha Virtú para manter-se no poder diante das adversidades.

Para Maquiavel, o Estado deveria ser pensado como ele é, levando em consideração todos os vícios humanos daqueles que o compõe. A política não é ética, moral e religiosa. O Príncipe é um agente educador com o papel de preparar o Estado para se tornar uma República. A Fortuna poderá levar um governante ao poder, mas para se manter ele precisará da Virtú, ou seja, considerar todas as variáveis da situação que está vivendo, e não agir de forma repetitiva pensando que se antes estava dando certo, também dará no novo governo se agir da mesma forma que o antigo. E assim decidir não por motivos éticos, morais ou religiosos, mas como convém a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com