TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: Coexistência entre politica, mídia e economia.

Por:   •  12/4/2019  •  Resenha  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 11

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Faculdade Mineira de Direito

Mikaela Lins Lorrayne Rocha

ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: Coexistência entre politica, mídia e economia.

Resenha temática elaborada na modalidade de trabalho interdisciplinar apresentado a disciplina de metodologia do trabalho cientifica, do primeiro período do curso de direito em Contagem.

Contagem/MG Outubro/2018

1 REFERÊNCIA DAS OBRAS RESENHADAS

A resenha aqui apresentada se desenvolve com base nos seguintes artigos:

Artigo A: Guareschi, Pedrinho. Mídia e cidadania. Revista Conexão - Comunicação e cultura (UCS). Volume 5. Ano 2009. Pag.27.40

Disponível em:

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/202

Artigo B: Pereira, Luiz. &Nakano, Yoshiaki. A origem dos problemas econômicos. Revista de economia política. Volume 1. Ano 1995. Pag.10.24.

2 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objeto de estudo os Artigos A e Artigo B. o autor do Artigo A, Pedrinho. A. Guareshi, natural do Norte Gaúcho é formado em teologia pela Instituição Redentora de Estudo Superior de São Paulo, Pós Graduado em sociologia pela Pontifícia Católica Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem experiência na área de psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos temas, mídia, ideologia, representações sociais, ética e educação. Visando uma abordagem social e política o autor evoca a grande influência dos meios tecnológicos para fins midiáticos, mostrando seu poder em moldar ideais e comportamentos da sociedade atual. Tema esse que tem grande relevância para entender os comportamentos dos indivíduos haja vista que, de acordo com o sociólogo Paulo Freire “Somente o diálogo, que implica um pensar crítico,é capaz também, de gera-lo. Sem ele não a comunicação e sem esta, não a verdadeira educação.(Freire,1970:98)

São autores do Artigo B Yoshiaki Nakano e Luiz Carlos Bresses Perreira. O primeiro possui graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Master of Arts pela Cornell University. Tem interesse nas áreas de Macroeconomia, economia brasileira e política econômica. Atualmente é professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas. O segundo é natural de São Paulo, graduado em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo USP e doutorado em economia pela Faculdade de Economia de Administração, FEA, da USP, atualmente é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas. No artigo os autores evidenciam a influência da política nos problemas econômicos e como esse fato abre precedentes para o surgimento de medidas compensatórias feitas pelos

governos que hoje passam por grandes discursões sobre seu funcionamento e seus fins. Eles abordam o assunto por uma ótica voltada para política e pela economia e afirmam a confluência entre as duas áreas.

3 ESTRUTURA METODOLÓGICA DAS OBRAS RESENHAS

Nessa parte do trabalho iremos apresentar a estrutura metodológica do dois artigos resenhados, bem como apresentar alguns de seus pontos essenciais.

3.1 Artigo A

O Artigo A, teve como objeto analises referentes às mídias eletrônicas, especificamente rádio, televisão e internet que vem sendo fortemente afetados pelas novas tecnologias interferindo em questões como comunicação cidadania e ética. Nesse sentido para o desenvolvimento do artigo foi feita uma analise, com base em dados e pesquisas sobre o poder de abrangência da mídia, bem como foi utilizado considerações de figuras de autoridade que ajudaram a dar base teórica nos argumentos do autor.

O artigo foi dividido em duas partes, na primeira o autor traz uma análise da presença e relevância das mídias na sociedade moderna, que apesar de popularizar informações consegue através de seu veículo de amplo acesso cria realidades. Na segunda parte é discutido sobre as implicações dessa realidade na questão ética e da cidadania, ressaltando que a criação de subjetividade impõe ideologias. O autor reflete sobre a importância da mídia na propagação de informações e do seu poder de comunicação, sendo esses dois fatores direitos constitucionais. No entanto, tais direitos são burlados pelos oligopólios e massificação midiáticas. Dessa maneira a construção da cidadania e da democracia passa pela discursão do papel dos meios de comunicação na construção social.

3.2 Artigo B

O Artigo B analisa a suposição de que, a origem dos problemas econômicos possui interferência política e da falta de apoio politico para a execução de ajustes e

reformas econômicas. E para que seja superado essa realidade são implementadas medidas sociais.

A pesquisa foi teórica com uso de métodos dedutivos e indutivo, foi dividida em quatro partes. Na primeira parte é abordada a origem da crise baseando-se na hipótese de que os problemas econômicos são oriundos da política. Em um segundo momento refuta os motivos de não haver apoio política para a resolução de tal crise. A terceira parte ele expõe as compensações sociais como resultado desse desajuste político-econômico. Por último, na quarta parte eles abrem uma dialética entre os governos e os regimes econômicos avaliando a influência que possuem entre si.

Os autores argumentam que a relação entre a economia e a politica é estreita não sendo algo único, mas que se completam. Para concluir sobre a origem política dos problemas econômicos e a falta de apoio politico nas reformas e na utilização de programas sociais compensatórios, os autores destacam-se as seguintes considerações: muitos problemas econômicos tem seu fundamento oriundo unicamente da economia. No entanto a ideia de que os programas de implementação de reformas são devido a falta de apoio político e parcialmente verdadeira. A utilização de medidas sociais compensatórias é importante quando devidamente implementadas.

4 CONSIDERAÇÕES ENTRE AS IDEIAS DOS AUTORES

Ao analisarmos os artigos, podemos observar que apesar de ambos os autores do Artigo A e do Artigo B possuírem perspectivas diferentes, basearam seus estudos em um ponto em comum, sendo ele a política e a dinâmica do poder. Enquanto Guareschi analisa a mídia como um meio que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com