TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Notícias de política e economia no mundo

Abstract: Notícias de política e economia no mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Abstract  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Atualidades

*Primavera árabe: é uma maré de revoltas populares que derrubou governos ditatoriais da Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen.

-Egito: apóia Israel. Com a queda do presidente Hosni Mubarak, foi feito eleições diretas em 2012, mas um golpe militar derrubou o presidente eleito: Mohamed Mursi.

-Síria: aliada do Irã. A queda de Bashar Al-Assad provocou reviravolta no cenário político, e fez com que a Rússia perdesse sua base militar no Mediterrâneo e apoiasse as armas da Síria.

- Geopolítica regional: EUA são aliados de ditaduras árabes por causa do petróleo. Mas a primavera árabe põe em choque a política externa dos EUA.

- Iraque e Afeganistão: a ocupação do Iraque terminou em 2011, quando foram invadidos pelos EUA em 2003 por causa do petróleo. Quando os EUA saíram, o país mergulhou numa guerra sectária, no Afeganistão as tropas dos EUA ainda permanecem, com conflitos no Taliban.

-Irã: questão nuclear gera disputa entre EUA e Israel. Apesar de ser signatário do TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES o Irã fabrica bombas atômicas.com a venda do petróleo, o país enfrenta crise.

-Israel e Palestina: ultimo conflito foi em 2012 quando um ataque de Israel matou um chefe militar, e em resposta o grupo foi retaliado com 1.5 mil projeteis.

-Palestina na ONU: Palestina passou de entidade observadora não membro, para estado observador não membro.

*Economia em marcha lenta: em 2012 o Brasil teve redução do crescimento da economia.

- PIB (soma de toda a riqueza produzida) de 0,9% em 2012, devido a crise da zona do euro, dos EUA e do Japão, o que levou a diminuição da exportação de produtos.

- A economia estagnou, cresceu só 2,7% em 2011, apesar de o governo reduzir o IPI e estimular a atividade econômica.

- Balança comercial: conjunto de exportações e importações do país. Quando exporta mais do que importa, há o superávit, o que vem diminuindo no Brasil.

- Juros: controlar a inflação e estimular a economia.

- Câmbio: troca do real por outras moedas, o que favorece ou desfavorece o produto brasileiro.

- Inflação: é o aumento dos preços dos produtos e serviços, que diminui o valor de compra do dinheiro. Quando a variação dos preços é negativa=deflação.

*Índios avançam nas conquistas de terras: a justiça e a FUNAI estão devolvendo as terras aos índios.

- Os guarani-kaiowá no MS, conseguiram o reconhecimento de suas terras.

- PEC que prevê a transferência do governo federal para o congresso, a competência de aprovar terras indígenas demarcadas.

- O numero de índios passou a crescer nas ultimas décadas, são 305 povos que falam 274 línguas, e a maior etnia é a ticuna, seguido dos guaranis-kaiowás, do MS.

- A promulgação da constituição de 1988 garante direito aos índios, sobre as terras que habitualmente ocupam, e assim o numero de terras regularizadas aumentou. Ainda garante o direito de estudar e aprender a sua historia do seu modo de vida, aumentando a alfabetização dos índios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com