TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONOMIA

Projeto de pesquisa: CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE DIREIt

DISCIPLINA: CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONOMIA

o

PROFESSOR: EDUARDO KALINIEWICZ

TRABALHO EM GRUPO

QUESTÕES COM BASE NO LIVRO:

ELEMENTOS DA TEORIA GERAL DO ESTADO

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP

CURSO DE DIREITO

TURMA DIR RF 1VA

DISCIPLINA: CIÊNCIAS POLÍTICAS E ECONOMIA

Professor: Eduardo Kaliniewicz

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS NA DISCIPLINA

O estudante de Direito, como qualquer outro excelente estudante, deve utilizar o seu tempo disponível da melhor forma possível para alcançar o melhor aprendizado possível naquilo que se propõe a estudar. Nesse sentido, esse estudante não deve ser avaliado simplesmente pelos acertos e erros apresentados nas suas avaliações,. Mas pela maior qualidade técnica das respostas oferecidas, pela aparência do documento preparado, pela criatividade evidenciada e pela pontualidade na entrega do trabalho realizado.

É óbvio que cada professor, como qualquer cliente do futuro profissional jurídico tem suas próprias exigências quanto ao que deve ser avaliado e para tanto deve explicitá-las para o aluno. Esse, por sua vez, sempre que não entender deve procurar maiores esclarecimentos, para que evidencie sua capacidade de conteúdo, de capricho e de pontualidade nos trabalhos pedidos.

Com relação ao conteúdo, esse deve ser o mais esclarecedor possível e não o mais sintético.

O papel deve ser branco, em tamanho A4, usando-se somente um dos seus lados.

A letra deve ser escura (preta ou azul, de preferência) e com tamanho agradável para leitura. Nada de economia.

Quando o trabalho tiver mais de uma questão, cada uma dessas deve anteceder a respectiva resposta, destacando uma da outra. Nada de listar as perguntas e depois as respostas. Pior ainda é quando o aluno coloca a resposta sem a devida pergunta.

Cada página deve ter as margens bem feitas.

Cuidado com erros de português.

A capa deve ser feita com o mesmo papel do restante do trabalho, contendo os nomes da universidade, do curso, da turma, da disciplina e do professor. Deve conter também o nome do trabalho de acordo com o que o mesmo apresenta. Em seguida o nome completo e em ordem alfabética dos alunos que realizaram o trabalho.

O sumário (títulos e páginas) só é necessário quando se tratar de um trabalho com vários títulos e subtítulos.

A introdução deve explicar a disciplina para qual o trabalho é feito, além dos seus objetivos da forma como foi feito e da importância do assunto para quem o ler.

A conclusão deve mostrar sucintamente o que se mostrou em cada parte, além da forma como foi feito e da sua importância para o conhecimento de quem o fez.

No caso particular desta disciplina em anexo (atrás) deve constar uma cópia destas orientações seguida da data e das assinaturas do(s) alunos(s) que realizaram o trabalho.

NATAL, 08 de setembro de 2010.

EDUARDO KALINIEWICZ

INTRODUÇÃO

O presente trabalho, realizado em grupo e trata-se basicamente de um questionário que compreende dentro da sua temática correlacionar os assuntos Teoria Geral do Estado e Ciência Política, escolhidos pelo professor para avaliação da II Unidade da turma RF-1 VA do curso de Direito. É pretensão deste trabalho que todos do grupo contribuam com suas respostas e analisem as respostas de todos afim de que estudem os temas abordados nas questões e contribuam para uma boa concepção do trabalho.

Usando o livro Elementos da Teoria Geral do Estado, de Dalmo de Abreu Dallari, nos baseamos para responder as questões com clareza.

Quanto à organização do trabalho, é possível encontrar palavras destacadas, conforme solicitado pelo professor para uma leitura mais detalhada.

A respeito das disciplinas, são correlacionadas neste trabalho Teoria Geral do Estado com a Ciência Política para fins acadêmicos de compreensão sobre a importância do Estado no contexto sócio-político, pois os estudos relacionados a ambas as disciplinas só é possível com a devida compreensão sobre a estrutura do Estado, Dallari explica isso ao citar a observação de Max Weber sobre política: “o conjunto de esforços feitos com vista a participar do poder ou influenciar a divisão do poder, seja entre Estados seja no interior de um Estado”. Ou seja, Dallari explica bem sua visão sobre a importância da compreensão de Política e consequentemente o Estado

Por fim, ressaltamos que através do estudo da visão da Dallari respondemos as questões que seguem.

Explique a importância das disciplinas propedêuticas para a formação do profissional jurídico.

A progressiva valorização das disciplinas de instrução básica, ocorrida nos últimos anos no âmbito das grades curriculares de direito, merece uma reflexão mais acurada no que diz respeito às motivações e conseqüências

A discordância com as arbitrariedades do regime impeliu uma parte considerável dos profissionais do direito a renunciar uma pretensa imparcialidade e optar por formas de atuação profissional mais empenhada com a proteção de grupos sociais vulneráveis.

Nota-se uma mudança paradigmática no campo do Direito. O diálogo com teorias econômicas, sociológicas, históricas, antropológicas e políticas tem encorajado o abandono das concepções positivistas do sistema jurídico. Paulatinamente as noções de uma sociedade estática, de confusão entre lei e justiça e de sacralização do sistema jurídico vêm sendo substituídas por idéias de dinamismo social, de separação clara entre lei e justiça e de sistema jurídico como fruto da dinâmica social. Em outras palavras, o ordenamento jurídico deixa de ser visto como algo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com