TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS CIENCIA POLITICA

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA (COM TEORIA DO ESTADO)

PROFª HELEN CORRÊA SOLIS NEVES

ESTUDO DIRIGIDO

01) Explique o que são partidos políticos.

Partido politico é uma associação de pessoas unidas em prol de ideias, valores e principios com a finalidade de conquista do poder.

02) Explique os partidos políticos a partir da organização externa, da organização interna e do âmbito de atuação.

Os partidos politicos podem ser classificados de acordo com sua organização externa em unipartidarios, que é um sistema partidário próprio dos regimes autoritários em que um único partido político é legal, confundindo-se com o próprio Estado, sendo que legalmente não podem existir outros partidos; os bipartidarios em que o poder é disputado apenas entre os 2 mesmos partidos; e os pluripartidarios que é um sistema político no qual três ou mais partidos políticospodem assumir o controle de um governo, de maneira independente, ou numa coalizão.

03) Explique a importância dos partidos políticos.

A importancia dos partidos politicos se da no que diz respeito ao ambito democratico, uma vez que o decurso desse pode-se concitar exigencias nas representatividades politicas.

04) Explique a natureza jurídica dos partidos políticos e o porquê da polêmica envolvendo tal assunto.

A natureza juridica dos partidos politicos, estabelecida na CF é de que os partidos politicos são pessoas juridicas de direito privado, pois aproxima a relação com o povo, facilitando assim, o atendimento aos interesses destes. Há controversias quanto a isso, pois ha quem diga que os partidos politicos são pessoas juridicas de direito publico. Simples de se chegar a uma solução, pois sendo ele de direito publico ele sofre influencia estatal e corre o risco de que seja individualizado, perdendo assim, suas caracteristicas.

05) Explique o que são grupos de pressão.

Grupos de pressão  é um grupo organizado de pessoas que objetivam influir nas realidades econômicas e sociais, através de mecanismos não propriamente econômicos, tais como grevesboicotes, manifestações, apelos à opinião pública, intervenções políticas, entre outros, e cujos resultados dependem da solidariedade e coesão de seus integrantes.

06) Diferencie grupos de pressão e partidos políticos. Explique.

Os partidos políticos e os grupos de pressão são as principais organizações que atuam no processo político. Os primeiros almejam o poder ou apenas participar do seu exercício; os outros, apenas exercer influência sobre aqueles que detêm o poder, o que pode ser feito de várias formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com