TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS de Ciencia Politica

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  1.864 Visualizações

Página 1 de 4

Instituição: Doctum - Manhuaçu

Nome completo do aluno: Naara Mendonça Sales

Curso: Direito                               Turma: B

1ª APS de Ciência Política

Orientações: I) preencher o cabeçalho completo; II) leia o texto da apostila (capítulo A vida política) e responder as questões de maneira satisfatória utilizando entre 3 a 5 linhas de Word; III) a data final de entrega do trabalho será no dia 27/03/15 até às 18:00; IV) É preciso postar o trabalho no portal e entregar MANUSCRITO na aula do dia 27/03/15 na minha aula de sexta-feira.

  1. O que é etnocentrismo?

Etnocentrismo é uma visão do mundo onde a nossa própria cultura ou grupo são tomados como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de enxergar a diferença. Como exemplo, o grupo do "eu", faz então, da sua visão a única possível ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa e o grupo do "outro" fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou ininteligível.

  1. Em que medida a propriedade da terra e a consequente urbanização propiciaram o surgimento da política?

As famílias independentes eram proprietárias das terras, e com as guerras, o número de escravos aumentou, isso fez com que a classe mais pobre fosse para as aldeias. Assim as aldeias foram se transformando em centros urbanos. Com o crescimento dos trabalhadores profissionais, veio a disputa do direito do poder com as grandes famílias agrárias. A luta se formou pelas classes pobres e ricas que participavam das guerras externas e da defesa da cidade. Isso fez com que todos achassem no direito de intervir nas decisões econômicas de sua comunidade. Diante dessa luta de classes estabelecidas, era necessária uma solução, e essa solução foi a política.

  1. Como a divisão territorial favoreceu o surgimento da política?

Os primeiros chefes políticos, os chamados legisladores, foram os que introduziram uma divisão no território das cidades, buscando satisfazer a reivindicação das classes mais pobres. E assim foi surgindo mais um aspecto político.

  1. Qual a importância do espaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana?

No espaço público há o estabelecimento de uma política informativa e participativa por parte do povo, onde o mesmo possa participar efetivamente da política. O espaço público evidencia também que a sociedade está aberta aos acontecimentos, sendo as ações passiveis à mudança, e também evidenciando que os erros de avaliação e decisão podem ser corrigidos, uma vez que for necessário, a partir do aparecimentos de novas leis e novas instituições. Este espaço permite a participação da sociedade na vida política da mesma.

  1. Do ponto de vista da política, que contradições havia na sociedade greco-romana?

A sociedade greco-romana ao mesmo tempo que defendia a igualdade, excluía grupos sociais, exercendo preconceito contra escravo, mulheres, e pobres. Para a sociedade greco-romana estes não tinham direito à política.  O direito à cidadania era destinado à apenas um grupo, que na maioria das vezes, esse grupo era os mais bem vistos pela sociedade.

  1. Cite alguns traços que possibilitaram aos gregos e aos romanos inventar o poder político.

Separaram a autoridade pessoal privada do chefe de família do poder impessoal público pertencente à coletividade; separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante; separaram a autoridade militar do poder civil; separaram a autoridade mágico-religiosa do poder temporal laico; criaram a ideia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública; criaram a instituição do erário ou do fundo público; criaram o espaço político ou o espaço público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com