TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Ciência Politica - Thomas Hobbes - FMU

Por:   •  23/10/2022  •  Dissertação  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

APS CIENCIA POLITICA – 30/04

2) Hobbes

Explique como é o Estado de Natureza segundo Hobbes e como é o Estado Social que surge do pacto social.

Thomas Hobbes preconizava a ideia de que o Estado de Natureza do ser humano era basicamente a guerra de todos contra todos, pois acreditava que o homem é mau e perverso por natureza e, portanto, estando em uma situação de igualdade com seus semelhantes, tornar-se-iam inimigos impreterivelmente, visto sua necessidade de perpetuar a própria existência, vivendo assim sempre de acordo com o instinto de sobrevivência, sem regras morais ou legais. Deste modo, o autor considerava que era impossível a vida em sociedade nessas situações.

Para solucionar esse conflito constante, Hobbes acreditava que era necessária a formação de uma sociedade que seria controlada pela figura do Leviatã, um monstro bíblico que teria poderes absolutos, os quais obteria através de um pacto social, e simbolizava o Estado.

O Pacto Social de Hobbes era um contrato realizado entre as pessoas da sociedade, mediante o qual abririam mão da sua liberdade para o Governante, a pessoa considerada mais forte entre elas, quem teria a obrigação de garantir a segurança das outras que participaram do pacto, por meio da criação de regras e garantiria poder absoluto ao governante. Ou seja, o pacto social fundamenta o Estado Absolutista.

O Estado social para Thomas Hobbes se resume no governante com poderes absolutos ilimitados, garantidos a partir do pacto social, que propõe a troca das liberdades individuais do indivíduo pela segurança. Nesta teoria, o déspota seria a única figura que poderia romper este pacto e, por ocasião de quem o rompesse além dele, punir como forma de repreensão exemplar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com