TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - O CAPOTE

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.751 Palavras (20 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE DIREITO - PARAÍSO

AMANDA SILVA DE MORAES  

ANDRESA TEIXEIRA DE AGUILLAR

BÁRBARA MOREIRA GAMA

BRUNA PEREIRA MOTA

BRUNNO DUTRA BARROSO

BRUNO EDUARDO CASTELO DE SOUZA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS

ANÁLISE DA OBRA “O CAPOTE” DE NIKOLAI GOGOL SOB À LUZ DAS DISCIPLINAS DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE DIREITO

São Paulo
2015

AMANDA SILVA DE MORAES - C574JD8

ANDRESA TEIXEIRA DE AGUILLAR - C574EG6

BÁRBARA MOREIRA GAMA - C6019H4

BRUNA PEREIRA MOTA - C608220

BRUNNO DUTRA BARROSO - C610FB9

BRUNO EDUARDO CASTELO DE SOUZA - C4809E8

ANÁLISE DA OBRA “O CAPOTE” DE NIKOLAI GOGOL SOB À LUZ DAS DISCIPLINAS DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE DIREITO

São Paulo
2015

SUMÁRIO

1. Da obra ................................................................................................................... 4

1.1 Do autor ................................................................................................................ 5

1.2 Resumo ................................................................................................................ 7

2. Análise sob a luz da disciplina Instituições Judiciárias e Ética .............................. 8

3. Análise sob a luz da disciplina Psicologia Jurídica ............................................... 11

4. Análise sob a luz da disciplina Economia ............................................................. 16

5. Conclusão ............................................................................................................. 19

6. Referências .......................................................................................................... 21


1.  Da Obra

Escrita em 1842, o conto “O Capote” de Nikolai Gogol é considerada uma obra prima da literatura russa.

A obra conta a história de um pobre funcionário público que, a grandes custos consegue realizar a compra de um novo casaco e é roubado no mesmo dia em que o inaugura.

Com todos seus direitos violados e vítima da desigualdade social, o personagem morre sem amparo algum da lei. Segue-se então, a critica ao sistema e à burocracia russa.

Descrevendo a realidade, o conto mostra o que ocorre na sociedade, sem ocultar ou distorcer os fatos.


1.1  Do Autor

Nikolai Vassiliévitch Gogol, nasce na Ucrânia em 20 de março de 1809. Sua nacionalidade é motivo de polêmica, pois sua cidade natal fazia parte do Império Russo na época, mas atualmente pertence à Ucrânia.

Do pai herdou o prazer de escrever e da mãe o intenso sentimento religioso que o levaria ao misticismo. Sob influência literária de escritores como Goethe, publica aos 20 anos, o poema Hans Küchelgarten, que após ter recebido críticas negativas tem todos seus exemplares recolhidos e queimados pelo autor.

Logo em seguida, volta para São Petersburgo, e luta pela conservação das tradições culturais da Rússia, junto a outros intelectuais. Isso o fez colaborar na revista “Letras Patrióticas” e publicar seu primeiro conto: A Noite de São JoãoConhece o poeta Puchkin, que se torna seu mestre e a partir daí inicia sua publicação, inicialmente de contos sobre os costumes de sua terra e introduzindo o humor na literatura russa, fato inédito até então.

Em 1834, fracassa como professor universitário, porém não se abala e publica alguns contos, entre eles Diário de um Louco, que narra as aventuras de um funcionário por ser internado no hospício ao acreditar-se rei da Espanha; e ainda as obras  Arabescos e Mirgórod (1835), e O Inspetor Geral (1836) comédia levada aos palcos pelo autor, recebendo críticas divididas, o que o abala e leva-o a viajar pela Europa.

Em Roma, trabalha em um novo livro, porém ao saber da morte de Puchkin, retorna à Ucrânia e novamente a Roma, para finalmente trazer ao público russo em 1841, o manuscrito de sua obra mais importante, Almas Mortas, descrevendo a Rússia daquela época. Enfrenta problemas com a censura e o escritor sofre com essas críticas.

Nesse mesmo ano, publica a novela O Capote , que exerce enorme influência sobre diversos escritores russos.

De 1837 a 1843, vive em Roma. Volta à Rússia muito doente, destrói manuscritos de Extratos de uma correspondência, algum tempo depois os reescreve


 e publica em 1846 (essa obra relata as impressões de Puchkin ao ler os primeiros capítulos de Almas Mortas), porém, recebe muitas críticas e é levado à depressão.

Publica no ano seguinte, Confissões de um Autor, um desabafo e protesto contra as críticas que vinha recebendo. Todos se voltaram contra ele, desde os amigos, os literatos, os políticos, o clero, a família imperial até e principalmente, os inimigos e os críticos.

Foi acusado pela Igreja de possuir um “orgulho satânico” e por outro lado, acusado por ter defendido os “prazeres mundanos”. Desiludido, queima os manuscritos dessa obra.O romance é uma belíssima e irônica ficção sobre a corrupção de uma classe decadente que domina o povo ignorante e escravo do Estado. Mas nunca fora concluída.

Em 21 de Fevereiro de 1852, Nicolau Vasilievich Gogol morre. São-lhes concedidas cerimônias e reconhecimentos únicos: seu corpo embalsamado segue insepulto por mais de um dia, carregado pelos estudantes que oferecem homenagens acaloradas em memória do grande escritor.

 


1.1 Resumo

A novela O Capote foi lançada em 1842 e conta a história de um funcionário público pobre chamado Akaki Akakiévitch, que vive apenas para o trabalho; sua vida se resume a acordar, ir ao trabalho fazer cópias de documentos e voltar para casa, levando algumas dessas cópias para adiantar o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (185.9 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com