TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação Parental: Princípios violados em normas vigentes

Por:   •  11/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.544 Palavras (15 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 15

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG

CURSO: BACHARELADO EM DIREITO

ALIENAÇÃO PARENTAL:

princípios violados em normas vigentes

KRENAK RAVI SOUZA VASCONCELOS

Campina Grande-PB

2015

KRENAK RAVI SOUZA VASCONCELOS

ALIENAÇÃO PARENTAL:

princípios violados em normas vigentes

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade de Campina Grande- FAC da UNESC como requisito básico para a conclusão do Curso de Direito.

Orientadora: Esp. Vyrna Lopes Torres de Farias Bem

Campina Grande- PB

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        JUSTIFICATIVA        

3.        OBJETIVOS        

3.1        Objetivo Geral        

3.2        Objetivos Específicos        

4.        METODOLOGIA        

5.        FUNDAMENTAÇÃO        

6.        CRONOGRAMA        

7.        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, com o grande crescimento da dissolução da família, é fácil se deparar com o clima de raiva entre cônjuges/companheiros, é fácil também notar famílias pluriparentais. Isso ocorre devido à conturbação que se instala nos relacionamentos afetivos dos cônjuges/companheiros, que, em geral, lideram esses grupos familiares. Em consequência, os filhos passam a ser os principais afetados, visto que alguns pais passam a fazer deles (crianças e adolescentes), armas dessa separação.

Os filhos passam a ser uma arma nas mãos do cônjuge magoado, principalmente aquele que tem a guarda unilateral da criança e/ou adolescente- geralmente essa guarda é da genitora, que, na maioria dos casos, faz de tudo para que a relação dos filhos com o ex-cônjuge/companheiro seja frustrada, passando assim a existir a Síndrome de Alienação Parental. O processo de alienação é formado por genitores (pai e/ou mãe ou seus responsáveis legais) e o filho (a). Na maioria dos casos, a mãe é a genitora alienante e o pai o genitor alienado.

O progenitor alienante utiliza-se de vários motivos para alienar o filho contra o genitor alienado, que vai do ciúme da relação que o outro genitor tem com o filho ou até mesmo o poder financeiro maior que o outro genitor, onde o genitor alienante impõe todas as formas de impedir a aproximação do genitor alienado com o filho. E ainda se utiliza de vários artifícios como subtrair o filho do meio sociocultural, mudar-se para outra cidade ou até mesmo para outro Estado.

Com a alteração da redação dos artigos 1.583 (antes da alteração observava o que os cônjuges acordaram sobre a guarda e depois da alteração a guarda poderá ser unilateral ou compartilhada) e 1584(antes da alteração a guarda era de quem tivesse melhor condições para criar o menor, depois da alteração para ser decretada a guarda seja unilateral ou compartilhada devera segui um rol taxativo desse artigo) do Código Civil, que veio não só instituir a guarda compartilhada, mas reformular o modelo de relacionamento entre pais e filhos, buscando a plena proteção, o equilíbrio e resguardo do melhor interesse desses filhos (criança e adolescente). Mesmo com essas modificações no Código Civil e a criação da Lei 13.058/2010 esse tipo de guarda vem sendo pouco utilizado, prevalecendo a guarda unilateral.

Uma matéria trazida pelo Programa Profissão Repórter da emissora Rede Globo em 24-03-2015, matéria esta disponível no seu site oficial, mostra que a guarda compartilhada é realizada por apenas 6% das famílias no Brasil, depois da separação, com isso fica claro que mesmo tendo uma lei que regulamenta tal guarda sua aplicação ainda é baixa.

A Alienação Parental ocorre quando um dos genitores ou responsável faz com que os filhos repudiem, rejeitem ou sintam ódio do outro cônjuge/companheiro. Todas as disposições acerca da Alienação Parental estão previstas na Lei nº 12.318/2010. A referida lei traz em seu art. 2º, que essa Alienação pode ser feita também por avós ou qualquer pessoa que detenha a guarda ou vigilância da criança e/ou adolescente.

  1. JUSTIFICATIVA

A Alienação Parental existe a varias décadas, mais  é um tema pouco discutido no Brasil, por ter sido positivado a pouco tempo  no ordenamento jurídico brasileiro, se tratando principalmente os resultados de sua pratica tanto para o genitor alienado quanto para os filhos que sofrem esse ato, refletindo  não  só a ineficácia de uma norma, mas de varias a exemplo: a Lei 12.318/2010 (Alienação Parental), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a Lei 13.058/2014 e os artigos 1.583 e 1584 do Código Civil de 2002,  principais leis que regulam o convívio dos familiares com a criança e o adolescente.

É de grande importância o estudo da Alienação Parental e da Síndrome de Alienação Parental (SAP), não só para área jurídica, mas para toda sociedade civil enriquecendo o conhecimento também a cerca de vários outros subtemas como, por exemplo: Direitos inerentes a criança e o adolescente, dissolução de casamento, guarda entre outros. É necessário enxergar que dentro de uma relação familiar o interesse que se busca resguarda é da criança e/ou adolescente, pois, não é só dever do Estado e da sociedade garantir a execução desses direito, mas, também é da família.

Esse trabalho pretende não só fazer uma comparação da temática Alienação Parental no mundo jurídico e consequências pela não observância das normas acima citadas, levando em consideração princípios que norteiam o ECA mais também identificar conceito, características, condutas e consequências sobre a alienação parental e sua síndrome.

O questionamento sobre Alienação Parental surgiu a partir do documentário “A Morte Inventada” onde traz depoimentos de pessoas que sofreram alienação parental e depoimento de pessoas que tiveram a SAP., mas hoje conseguiram vencer os traumas causados por esse ato tão cruel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com