TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da situação descrita em direito civil

Ensaio: Análise da situação descrita em direito civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Ensaio  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

1. Maria teve seu animal de estimação perdido durante um passeio. Diante da tristeza pela perda de seu cachorro Jack, Maria distribuiu em todas as lojas da região cartaz oferecendo R$ 500,00 (quinhentos reais) para quem encontrasse e entregasse o animal. José, passeando pelo bairro, encontra-o e procura a dona, que se recusa a fazer o pagamento prometido.

Diante desse fato, responda os questionamentos a seguir:

a) Explique qual o nome do ato praticado por Maria, quando prometeu o valor acima? (2,5 pontos)

Maria praticou o ato jurídico unilateral – a promessa de recompensa, que está previsto o Art. 854 do CC.

Art 854: “ Aquele que, por anuncio públicos, se comprometer a recompensar, ou gratificar, a quem certa condição, ou desempenhe certo serviço, contrai obrigação de cumprir o prometido”.

b) Analise a situação descrita e responda: pode-se dizer que se trata de uma obrigação? Por quê? (2,5 pontos)

Sim, trata-se de uma obrigação. O Direito das obrigações é um conjunto de normas que regem as relações jurídicas de ordem patrimonial, onde um sujeito tem o dever de prestar e o outro tem o direito de exigir essa prestação, ou seja, um deve fazer algo e o outro deve receber esse algo. Quando Maria prometeu indenização, criou- uma relação jurídica unilateral entre ela e a pessoa que encontrasse seu animal. Tendo esta, dever em cumprir com o pagamento àquele que encontrasse seu animal. Caso haja o descumprimento na obrigação do pagamento de recompensa, o poder judiciário poderá ser acionado para que se obtenha através da penhora do patrimônio do devedor, o capital necessário para que se extinga o débito.

Referencia: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3044/Direito-das-obrigacoes-conceito acessado em 19/08/2013 as 14:00

2. Nas obrigações divisíveis, com pluralidade de credores e devedores, descreva qual a consequência da insolvência de um dos co-devedores em relação aos demais devedores e explique qual será o efeito do pagamento integral da dívida por um dos devedores a um só dos vários credores. (2,5 pontos)

Artigo 257 do CC “Havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrigação divisível, esta presume-se dividida em tantas obrigações, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores”. Sempre que houver multiplicidade de credores ou devedores nas obrigações divisíveis, haverá também a presunção legal de que a obrigação esta dividida em tantas obrigações iguais e distintas quanto forem os devedores ou credores. Existindo concurso de mais pessoas numa mesma obrigação, nenhum credor poderá exigir e nenhum devedor estará obrigado, senão pela sua parte no negócio. Desta forma, havendo insolvência de um co-devedor sua quota-parte não deverá onerar os demais. Da mesma forma que se houver pagamento total por um dos devedores a apenas um dos credores não o desobrigará em relação aos restantes

3. A quitação é a prova do pagamento, sendo esta: “a declaração unilateral escrita, emitida pelo credor, de que a prestação foi efetuada e o devedor fica liberado. É a declaração escrita a que vulgarmente se dá o nome de recibo.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com