TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Concepções do Tempo Histórico

Por:   •  4/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Programa de Graduação em Direito

ATIVIDADE AVALIATIVA RELATIVA ÀS CONCEPÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO

Belo Horizonte

2018

Larissa Ester Fernandes Santos

Raphaella Luiza Alves dos Santos

ATIVIDADE AVALIATIVA RELATIVA ÀS CONCEPÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO

Dissertação apresentada à disciplina Formação do Mundo Contemporâneo da Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador: Professora Carolina Minardi

Área de concentração: Formação do Mundo Contemporâneo

Belo Horizonte

2018

Larissa Ester Fernandes Santos

Raphaella Luiza Alves dos Santos

ATIVIDADE AVALIATIVA RELATIVA ÀS CONCEPÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO

Dissertação apresentada à disciplina Formação do Mundo Contemporâneo da Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Área de concentração: Formação do Mundo Contemporâneo

                ________________________________________________

Professora Carolina Minardi – PUC Minas (Orientadora)

Belo Horizonte, 08 de setembro de 2018.

RESUMO

Este estudo trata do avanço da modernidade, cada vez mais liquefeita, que juntamente com o avanço da tecnologia tem afastado as pessoas com o passar do tempo. A metodologia utilizada foi a leitura de três textos para analisar a construção de um mundo líquido. A proposta de reflexão por meio destes textos teve como motivação a criação de uma nova concepção do mundo em que vivemos e a mudança de comportamento perante as situações que vivenciamos. Atingidos esses objetivos, foi possível constatar a efemeridade que as relações atuais estão tendo, cada vez mais superficiais, virtuais e desinteressantes.

ABSTRACT

This study deals with the progress of modernity, which is becoming more and more liquefied, which together with the advancement of technology has kept people apart over time. The methodology used was the reading of three texts to analyze the construction of a net world. The proposal of reflection through these texts had as motivation the creation of a new conception of the world in which we live and the change of behavior before the situations that we experience. Having achieved these objectives, it was possible to verify the ephemerality that the current relations are having, increasingly superficial, virtual and uninteresting.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        11

MODERNIDADE PARA BAUMAN E BERMAN        12

REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as concepções do tempo histórico, mais concretamente, a modernidade líquida e o modo com que nos relacionamos nos dias atuais e como este mundo flui sem nenhum padrão de referência.

É objetivo deste trabalho analisar a construção desse mundo líquido e criar uma nova concepção do mundo em que vivemos para mudar certos comportamentos que de alguma forma nos fazem mal.

Está organizado em um único capítulo que aborda a modernidade fluída observada por Zygmunt Bauman e o modo como Marshall Berman retrata a modernidade no seu livro: “Tudo que é sólido desmancha no ar.”

MODERNIDADE PARA BAUMAN E BERMAN

Bauman foi um sociólogo, pensador, escritor e professor polonês. Criou a expressão “Modernidade Líquida” para explicar a fluidez do mundo atual onde as pessoas não possuem mais padrão de referência.

Escreveu o livro: 44 cartas do mundo líquido moderno, no qual retratou que a sociedade conectada, permanentemente ligada a aparelhos eletrônicos, a qual o professor Jonathan Zimmerman da New York University chama de “viciados em fazer e receber sons eletrônicos ou imagens” (BAUMAN, 2011, p.14), desconhece a noção de individualidade, a noção de privacidade quando comunica que vai sair, que vai comer, que vai dormir, que vai ao banheiro.

Somos uma sociedade que está trocando cada vez mais mensagens comunicando sobre tudo o que acontece e cada vez menos vivendo a própria vida. Esta é a sociedade clássica líquida.

Sociedade que comunica facilmente através das redes, onde fazem milhares de amizades por dia, mas no mundo real, pessoalmente, face a face, essa comunicação, na maioria das vezes não existe. A verdade é que para Bauman as pessoas se relacionam apenas no mundo virtual, pois na modernidade líquida nada é feito para durar.

O relato do mundo atual feito pelo autor é baseado na ideia do líquido, das coisas se liquefazerem. De que tudo que é sólido se desmancha, de que nada perdura, e especialmente as relações sociais estão cada vez mais frágeis e dá como exemplo disso o que acontece nas redes. São criadas relações sem compromisso, sem construir vínculos e as interações pessoais perderam suas estruturas.

As ideias de Bauman nos levam a concluir que no mundo moderno nada é sólido. As relações são marcadas pela momentaneidade, pela fragilidade e pela insegurança. A fluidez dos dias atuais está ligada à sociedade de consumo; da mesma forma que um computador ou outro aparelho perfeitamente viável é trocado por outro melhor e mais novo, uma pessoa também pode ser, mas não deveria. Os relacionamentos escorrem por entre os dedos como água, como líquido.

O chamado mundo líquido recebe tal denominação devido às mudanças pelo qual nosso mundo passa a todo tempo. Pela efemeridade que as coisas estão passando. Sem conservar sua forma por muito tempo. O que pode ser notado, por exemplo, nas relações criadas hoje em dia.

Namoros são iniciados sem a intenção de continuar a relação. Traição é vista como algo normal e em alguns relacionamentos é aceita como forma de “relacionamento aberto”. O termo casamento foi modificado para o “morar junto”, já pensando numa subsequente separação mais fácil, a qual não exige toda documentação e formalidade de um divórcio após o casamento.

O mundo vive em constantes mudanças. O que nos chama a atenção hoje, por algum motivo, daqui há no mínimo um dia não será mais de nosso interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (222.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com