TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Karl Marx sobre o Estado Burguês

Por:   •  2/9/2018  •  Bibliografia  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMOS SOBRE HOBBES, LOCKE, ROUSSEAU E MARX

- Na análise de Karl Marx sobre o Estado Burguês ele afirma que: O Estado é produto das lutadas de classes – classe dominante e dominada. O Estado representa diferenciadamente a sociedade e as classes sociais que a compõem. O Estado burguês é um aparelho que existe para manter a ordem capitalista vigente. 

- No pensamento político de Hobbes e de Rousseau, a propriedade privada não é um direito natural, e sim um direito civil, pois assegura por meio das leis a posse e a legitima. Por sua vez, o filósofo inglês Locke parte da definição do direito natural como direito à vida, à liberdade e aos bens necessários para a conservação de ambas. ENTÃO, AFIRMANDO: 1- Para Rousseau, o regime que melhor realizaria as finalidades do contrato social é a democracia participativa ou direta. Ao contrário, para Hobbes, como a soberania pertence àquele a quem o direito natural foi transferido para que assegure paz e segurança, o regime político que lhe parece mais capaz de realizar essa finalidade é a monarquia absolutista. 2- A principal contribuição de Locke para o contratualismo é a sua noção de consentimento, que deveria ser tácito, periódico e convencional.  3- O problema fundamental para o qual o contrato social, segundo Rousseau, oferece uma solução é encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a força comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedece  contudo a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes.

- Com base nos conhecimentos sobre a distinção entre homem natural e homem social em Rousseau, é correto afirmar: 1- A necessidade de autopreservação do homem primitivo é contrabalanceada pelo sentimento de piedade, o que o demove de praticar o mal sem necessidade. 2- O homem social é ambicioso e deseja elevar a sua fortuna e posses, menos por necessidade e mais para colocar-se acima dos outros numa expressão de poder e superioridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com