TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artérias do Membro Superior

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Artérias do Membro Superior

Artérias do Pescoço

As artérias vertebrais direita e esquerda são responsáveis pela vascularização dacabeça e do pescoço, juntamente com as artérias carótida comum esquerda e carótida comum esquerda.

As artérias carótidas direita e esquerda tem  o seu trajeto superficial na região do pescoço onde é possível sentira sua pulsação.

Artéria subclávia direita

Origina-se no tronco braquiocefalico, e a esquerda tem sua origem diretamente no arco da artéria aorta. Elas passam embaixo da clavícula e  vão  irrigar todo o membro superior. Conforme ela muda de lugar, recebe outro nome. As artéria vertebrais direita e esquerda, são ramos  da artéria subclávia que auxiliam na vascularização da cabeça e do pescoço . descendo em direção a axila ela vai receber o nome de axilar.

Artéria Axilar

Nada mais é que a continuação da artéria subclávia.  Ela começa na parte externa da primeira costela e termina na parte inferior do tendão do musculo redondo maior, e ela recebe o nome de artéria braquial.  Ela divide em parte superior, posterior e inferior.

Artéria Braquial

Ela começa na parte inferior do tendão do musculo redondo maior, e passando pelo braço, e termina na parte de baixo da articulação do cotovelo. A artéria braquial encontra – se medialmente ao úmero, a medida que ela vai passando pelo braço ela passa pela face anterior do úmero e depois pela articulação do cotovelo e  fica entre os dois epicôndilos.

Artéria Radial

 Ela se origina na mesma direção que a artéria braquial, ela passa pelo lado racial do antebraço  e vai ate o punho, logo ela passa sobre os tendões dos músculos abdutor longo e extensor longo e curto dos dedos ate os ossos do primeiro e segundo metacarpo.  Passa entre as duas cabeças do primeiro musculo dorsal interósseo , passa pelo osso metacarpo e do lado da ulna e uune no palma profundo artéria ulnar, onde forma  o arco palmar profundo.

Artéria Ulnar

Começa abaixo do cotovelo, logo ela passa da ulna para o punho, fazendo o cruzamento transverso do carpo e do osso pisiforme, e divide em dois ramos formação dos arcos palmar superficial e profundo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com