TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Formas de Governo

Por:   •  29/8/2018  •  Dissertação  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Formas de Governo

República

Monarquia

Temporariedade

Hereditariedade

Eletibilidade

Irresponsabilidade

Responsabilidade

Vitaliciedade

O que é Monarquia? É uma forma de governo caracterizada pela Hereditariedade, onde o governo é passado de descendente para descendente; Pela irresponsabilidade, quando o chefe de estado não precisa dar satisfação ao povo; Vitaliciedade, quando o governante é detentor do cargo durante sua vida e posteriormente a sua descendência.

O que é República? É uma forma de governo caracterizada pela Temporariedade, pois os cargos no governo são por tempo determinados – enquanto durar o mandato; Eletibilidade, pois o governante é escolhido por votação, para assim ser eleito; Responsabilidade, pois deve satisfação aos eleitores e pode ser deposto.

Compare Monarquia e República: São Formas de governo opostas como é possível ver nas suas características acima citadas. Ex. Temporariedade se opões a vitaliciedade, assim com a
responsabilidade se opões a irresponsabilidade.

Sistema de Governo

Presidencialismo

Parlamentarismo

Dupla função

Distinção

Independência dos poderes

Iterdependência

Mandato eleito

Quebra

Poder de veto

Possibilidade

Indissolubilidade do congresso

O que é Presidencialismo? É um sistema de governo caracterizado pela dupla função do governante, que é chefe de estado e chefe de governo; Mandato eleito, pois o cargo de governante é definido pelo voto dos eleitores e por tempo determinado; indissolubilidade do congresso, pois não há voto de desconfiança como no parlamentarismo; Poder de veto, pois o presidente pode vetar uma lei aprovada no congresso;  Independência dos poderes, pois o poder executivo não depende do poder legislativo como no parlamentarismo.

Porque tanto “como” se não é comparativo?

O que é Parlamentarismo? É um sistema de governo caracterizado pela distinção entre o chefe de estado e chefe de governo, sendo, por exemplo, o rei o chefe de governo e o Ministro o chefe de governo; Interdependência dos poderes executivo e legislativo, pois (...); Quebra do gabinete por voto de desconfiança, (...); Possibilidade de dissolução do parlamento, (...).

Compare:

Presidencialismo X Parlamentarismo

Monarquia X Parlamentarismo ou República x Presidencialismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com