TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Legislativas

Por:   •  6/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

Biologia

Xilema

[pic 1]

Nome: Sofia Venda Gonçalves

Turma: 10ºA

Número: 28

Introdução

As plantas, enquanto seres pluricelulares complexos, precisam de transportar substâncias minerais até as folhas, para garantir a síntese de compostos orgânicos. Posteriormente, esses compostos terão de ser distribuídos a todas a células, de forma a poderem ser utilizados. O sistema de vasos que se estende desde a raiz, passa pelos caules e chega até às folhas denomina-se xilema e nele movimenta-se a seiva bruta. Existe também outro sistema de vasos chamado floema, que se estende desde as folhas até aos restantes órgãos da planta, transportando a seiva elaborada.[pic 2]

O floema especificamente está associado ao transporte de água e substâncias orgânicas enquanto o xilema está associado ao transporte de água e sais minerais.

Neste trabalho pretendo falar e estudar especificamente o xilema e explicar o envolvimento de alguns constituintes da planta e da folha no processo de ascensão e movimento do xilema.


Xilema

O xilema, também conhecido como lenho, é o tecido responsável pelo transporte de seiva bruta, água e solutos a longas distâncias, armazenamento de nutrientes e suporte mecânico nos vegetais, tal como mencionado anteriormente. Constitui um tecido vascular, contínuo através de todos os órgãos vegetativos e reprodutivos das plantas vasculares, formando um verdadeiro sistema. O xilema é constituído por 4 constituintes básicos: elementos de vaso, fibras lenhosas e parênquima lenhoso e tracoides.[pic 3]

  • Os tracóides que são células que formam tubos e que permitem a passagem de água e de sais minerais;
  • Os elementos de vasos que resultam de células mortas e que conferem rigidez ao xilema;
  •  As fibras lenhosas, que são constituídas por células mortas e que desempenham funções de suporte;
  • O parênquima lenhoso que é um tecido formado por células vivas que desempenha importantes atividades metabólicas. Estas células são as únicas células vivas do xilema e desempenham funções, essencialmente, de reserva.

Todos os elementos transportados pelo xilema, que compõem a seiva bruta, são substratos básicos para a formação posterior da seiva elaborada nas plantas. Estas por sua vez, necessitam também da seiva transportada pelo xilema para cumprirem adequadamente suas funções vitais, como por exemplo, realizar o processo da fotossíntese, que transformará energia luminosa em energia química.

 É crucial que ocorra uma total eficiência na absorção da água pelas raízes para depois ocorrer um bom transporte desta ao longo da planta. Já que qualquer desequilíbrio entre o processo de absorção, transporte e perda de água para atmosfera (folhas) pode causar um défice hídrico na planta e, consequentemente, interferir em inúmeros processos celulares do vegetal. Acerca dos mecanismos de transporte de seiva, há fatores cooperativos ao longo do corpo do vegetal como: capilaridade dos vasos, transpiração das folhas e propriedade de adesão e coesão que irão promover a ascensão da água, sais mineiras e pequenas moléculas orgânicas.

As propriedades de adesão e coesão estão relacionadas à forte atração entre as moléculas, e dessas com a superfície respetivamente. A coesão é formada pela ligação das pontes de hidrogênio, através da atração intermolecular que ocorre com as moléculas de água, e que posteriormente as faz ascender. Então as propriedades de coesão, tensão, adesão, juntas explicam o fenômeno da ascensão do xilema nas plantas.

Folhas/ morfologia

As folhas originam-se do caule e apresentam uma estreita relação com esse tecido, o que é evidenciado pela continuidade do tecido vascular entre eles. As principais funções das folhas são a fotossíntese, transpiração e respiração. A forma, cor e tamanho das folhas variam muito, sendo que algumas podem apresentar modificações.

[pic 4]

A estrutura básica das folhas inclui o limbo que correspondente á porção expandida da folha em si; o pecíolo, que é a parte que conecta o limbo ao caule; a bainha que se pode estender por todo o comprimento do entrenó.

Em específico e mais importante para a explicação deste processo, o pecíolo. Esta estrutura foi, numa das aulas de Bilogia, visualizada ao microscópio, e podemos observar os vasos xilémicos que atravessam esta estrutura. Este facto é comprovado pelas figuras seguintes que mostram “espaços vazios” onde supostamente circula o xilema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (279.9 Kb)   docx (521 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com