TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções do Direito Administrativo

Por:   •  20/9/2021  •  Monografia  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 14

Noções do direito administrativo

1. Conceito e Natureza Jurídica do Direito Administrativo

1.1 Natureza Jurídica

O direito é tradicionalmente dividido em dois ramos: Direito Público e Direito Privado.

  1. Tem-se por direito público aquele que visa regular os interesses da sociedade como um todo, a relação entre esta e o estado, a relação entre os órgãos estatais, o interesse público. No direito público a principal característica é a desigualdade nas relações jurídicas, prevalecendo, sempre o interesse público sobre o privado.
  2. Por direito privado, temos o direito que protege a relação de particulares, visando preservar a relação entre as pessoas e os seus bens. Existe uma igualdade jurídica entre os polos.

Conclui-se que o direito administrativo é um dos ramos do direito público, uma vez que visa a satisfação do interesse público.

1.2 Conceito

É o ramo do direito público que tem por objeto regulamentar as relações internas da administração pública, a relação entre a administração e os administrados e as atividades da administração.

Segundo Marcelo Alexandrino "É o conjunto de regras e princípios aplicáveis a estruturação e ao funcionamento das pessoas e órgãos integrantes da administração pública, as relações entre esta e seus agentes, ao exercício da função administrativa, especialmente as relações com os administrados e a gestão dos bens públicos, tendo em conta a finalidade geral de bem atender ao interesse público".

Segue o critério da administração pública, segundo o qual o direito administrativo abrange o conjunto de princípios que rege a administração pública em sentindo objetivo e subjetivo.

  1. As relações internas a administração pública (ocorridas entre os órgãos e entidades administrativas, uns com os outros, e entre a administração e seus agentes - estatutários ou celetistas-);
  2. Relações entre a administração e os administrados (particulares)
  3. Atividades da administração pública em sentido material exercidas por particulares sob regime de direito público.

3. Administração pública - sentido subjetivos e objetivos

A adm. publica pode ser entendida como o conjunto de estruturas estatais voltado para o atendimento das necessidades da coletividade e como o conjunto de funções desempenhadas pela máquina estatal. Assim, a adm. pode ser conceituada segundo os critérios:

  1. Critério subjetivo/formal/orgânico: refere-se ao conjunto de órgãos, agentes e entidades responsáveis por desempenhar a função administrativa em conformidade com a lei (de acordo com esse critério, nenhum particular, ainda que no desempenho de função administrativa, em sentido subjetivo).
  2. Critério objetivo/material/funcional: desse modo trata-se da própria função ou atividade administrativa que é realizada.

4. Competência para legislar sobre direito administrativo

A competência para legislar sobre direito administrativo é concorrente aos municípios compete expandir normas relacionadas ao interesse local, aos estados e DF regulamentar matéria de interesse regional, e a união compete as normas de interesse nacional.                                

OBS: Importante frisar que algumas matérias serão regulamentadas privativamente pela união, conforme disposição constitucional.

5. Sistema administrativo

Segundo Marcelo Alexandrine e Vicente Paulo sistema administrativo quer dizer "o regime adotado pelo estado para o controle dos atos administrativos ilegais ou ilegítimos praticados pelo poder público nas diversas esferas e em todos os poderes."

Existem dois sistemas:

  1. Sistema inglês ou unicidade da jurisdição: Segundo esse sistema todos os litígios podem ser apreciados pelo poder judiciário, sendo este o único órgão que possui competência para aplicar o direito que entender cabível, de forma definitiva e com força de coisa julgada. Segundo Alexandrino "Para esse sistema somete o poder judiciário tem força de jurisdição". Salienta-se que não se veda o litigio através da via administrativa! Apenas entende que todo e qualquer e litigio pode ser levado a apreciação do judiciário ainda que tenha tramitado administramente. Tal sistema é regido pelo princípio da inafastabilidade da jurisdição (Art. 5° inciso 35 da CF - status de clausula pétrea)
  2. Sistema francês ou dualidade da jurisdição: Tal sistema entende que o poder judiciário não pode ter conhecimento dos atos da administração pública, de modo que estes somente se sujeitam a jurisdição especial do contencioso administrativo. Dividem a jurisdição em jurisdição administrativa e jurisdição comum.

6. Fontes do direito administrativo

  1. Lei: é fonte primaria (inclui medidas provisória e regulamentos). É a principal vez que o direito administrativo é regido pelo princípio da legalidade.

Obs.: Parte da doutrina entende que a sumulas vinculantes editadas pelo STF, possuem força de lei e, por isso é fonte primaria do mesmo modo, parte da doutrina e a banca cespe entenderam que os regulamentos administrativos e infralegais se encaixam em fonte primaria.

  1. Jurisprudência: é fonte secundaria e corresponde as decisões reiteradas de um tribunal (em regra não possuem força coercitiva para a administração pública e produzem efeitos entre as partes).
  2. Doutrina: fonte secundaria e corresponde ao sistema teórico.
  3. Costumes: fonte secundaria. São comportamentos reiterados pela sociedade, que o conhece como uma obrigação.

Noções de Estado

Marcelo Alexandrino traz que “o Estado é pessoa jurídica territorial soberana, formada pelos elementos povo, território e governo soberano. Esses três elementos são indissociáveis e indispensáveis para a noção de um Estado independe.”

São três elementos primordiais para a existência do estado:

  1. Povo: conjunto de nacionais, componentes humanos do Estado.
  2. Território: é a base física, ou seja o solo, subsolo, espaço aéreo e o mar.
  3. Governo Soberano: é o elemento condutor do Estado (cérebro)

Obs.: o Estado é ente personalizado, ou seja, é sujeito de direitos e obrigações.

7.1 Forma do Estado

O estado pode ser unitário ou federado.

O estado Unitário é marcado pela centralização política, ou seja, possui um só poder político central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com