TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Regras Penais

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 8

Graça e Paz a todos!

Bom poder contar em breves palavras, um pouco da história da SEGUNDA IGREJA BATISTA EM ANGELIM, situada na Rua Benevides Pontes Miguel, s/nº, Centro, Angelim, São Fidelis/RJ.

 Buscando falar um pouco de sua origem, narra-se por vários irmãos pioneiros, que lá no início de tudo, eles eram membros da 1ª IGREJA BATISTA EM PUREZA, situada na Rua Expedicionária Eidoarte da Silva Pontes, nº 1942, Centro, Pureza/RJ. Dão conta também que os mesmos realizavam os Cultos e todos os trabalhos em um barracão, situado próximo ao atual Templo, concedido na época pelo saudoso irmão Francisco Paulo de Azevedo, mais conhecido como (Chiquito). Ali ficou funcionando como ponto de pregação por algum tempo, dirigido pelo Pastor José de Sá, hoje na Glória, sendo fechado posteriormente por um período. Estes fatos ocorreram por volta dos anos 60. Com uma dificuldade muito grande vivenciada pelos irmãos por vários anos, que era ter que atravessar de canoa pelo Rio Paraíba do Sul, para participarem dos Cultos e programações desenvolvidas na PIB, veio à necessidade de iniciar uma Congregação no Angelim, para atender aos irmãos que ali residiam. A citada Congregação foi instalada na Rua Projetada, n/nº, Centro, Angelim/RJ, hoje registrada como Rua Benevides Pontes Miguel, s/nº, Centro, Angelim/RJ, até então pastoreada pelo nosso amado Pastor José Larrúbia de Abreu, também Pastor da PIB de Pureza, hoje na Glória. Faz-se lembra que a Congregação era situada mais precisamente, onde fica a residência da Rose (mãe do nosso irmão Yan Silva). Desde a sua inauguração, foi criada a antiga MCA (Mulheres Cristãs em Ação), hoje chamada MCM (Mulheres Cristãs Missionárias), que teve na sua direção a nossa saudosa irmã Dorvalina. Ressaltando que logo após a SIBA completar seu 50 anos, a MCM também completará seu cinqüentenário. Continuando, faz-se anuência também a existência do Grupo Coral, que teve como seu primeiro maestro o nosso querido Michel Pedrosa, tendo depois como seqüência o amado irmão Moacir Gomes, já com Deus.

Com base nas declarações dos (as) queridos (as) irmãos (as), a construção do Templo da SIBA foi feita através de voluntariedade dos mesmos, onde eles arrendarem uma propriedade na localidade conhecida com Canto da Serra, onde ali eles amassavam o barro com os pés, as vezes utilizando também animais para auxiliar e montaram uma olaria, onde fabricavam os tijolinhos, queimando-os em fornos construídos por eles, sendo os tijolos usados na construção, com paredes dobradas e todas reforçadas com o uso de trilhos, que até hoje perduram. As mulheres além de ajudar nesta engenharia, tinham como responsabilidade, alimentar os homens que ali trabalhavam, com comidas, café e lances. E foi assim que tudo começou, com muitas lutas e dificuldades, pois o sonho de erguer aquele imóvel sempre foi regado de fé, esperança e muito amor no coração.

No dia 14 de fevereiro de 1971, foi fundada a então SEGUNDA IGREJA BATISTA DE PUREZA, tendo como seu primeiro Pastor Titular, o nosso saudoso Pastor José Larrúbia, que com 63 anos de idade, após ter dado um AVC no período que o Templo ainda estava em construção, ficando internado no hospital por três dias, veio a falecer, sendo substituído a convite dele para substituí-lo, o seu amigo, também saudoso, Pastor Nilo de Souza Coelho, que por um período se dedicou na propagação do evangelho do Senhor, onde realizou vários batismos e muitas almas foram convertidas a Deus. Como o passar do tempo, Pastor Nilo, também veio a falecer e foi substituído pelo também saudoso Pastor Joventino, que por um templo ficou na liderança pastoral da igreja. Salienta que, nesta trajetória foram reformulados alguns Grupos Musicais na SIBA, dentre eles: O Grupo Coral Vozes de Sião, que por muitos anos tiveram vários maestros na regência, além dos já citados acima, logo que tudo começou, onde podemos destacar alguns: saudoso irmão José Rodrigues, saudoso irmão Sebastião Fernandes, saudoso irmão José Vieira, saudoso irmão Diocremio Cruz, saudoso irmão Jorge Vieira, irmão Fernando Bernardes, irmão Geneci Machado e atualmente a nossa irmã Solange Bernardes e o irmão Helian Vieira. Também tivemos a formação do Conjunto Feliz Momento, formado pelos irmãos, saudoso Daniel Vieira, Fernando Bernardes, Rita de Cássia, Leila Machado e alguns outros que vieram depois, onde por muito tempo representou a SIBA, por várias comunidades dentro nosso município, louvando ao senhor e levando a mensagem musical por onde passava. Depois Deus enviou para SIBA o nosso amado Pastor Nicanor José Marinheiro, hoje na Glória, onde assumiu o pastorado da Segunda Igreja Batista em Angelim e por longos anos, anunciou a Palavra de Deus, realizou vários batismos e contribuiu para salvação de várias almas. Nesta trajetória, a Segunda Igreja Batista em Angelim, que era composta e freqüentada por vários irmãos de localidade de Brejinho, Usina Pureza, 4º Distrito de São Fidélis, após muitas orações e reuniões, na nasceu à filha Igreja Batista Centenário do Brejinho, que também foi pastoreada por muitos anos pelo Pastor Nicanor José Marinheiro. A SIBA também tem como filha a Terceira Igreja Batista em Pureza, pois também na época havia vários irmãos que pertenciam ao rol de membro da SIBA, que moravam em Pureza e em algumas Ilhas, situadas entre o Rio Paraíba do Sul e Angelim, ficando melhor para os amados congregarem. Pós esta transição a SIBA foi pastoreada por um período pelo então Pastor Altamiro, segundo seus familiares que hoje ainda congregam na SIBA, o mesmo também já está na Glória. Fazendo menção que entre um pastoreado e outro, a SIBA teve alguns Pastores interinos.

Neste translado assumiu o pastorado da SIBA o nosso amado Pastor Adelson Dias Pereira.

Trazendo ainda as lembranças, em 14 de agosto de 1995, nasceu o Grupo JASC (Jovens Amando e Servindo a Cristo), tendo como formação inicial os seguintes irmãos: Galvani Vaz, Cimarlei Mariano, Marcos Basílio e Gilson Villett, onde também por vários por vários anos levou a palavra do senhor cantada por várias comunidades do nosso município, onde no decorrer da caminhada tiveram a passagem de vários irmãos como integrantes, citando alguns: Pastor Eutimar de Souza Lopes, hoje Pastor da Igreja Batista Itamonte/MG, irmão Alex Dias Pereira que logo após a vinda do seu pai para igreja como Pastor, começou a participar neste grupo. Tivemos ainda a participação dos irmãos Marlos Feliciano, do Pastor Flávio Feliciano, dos irmãos Rafael Vaz e Bruno, do irmão Josemar Pinheiro e  também do irmão Vitor de Sá, e muitos outros que foram abençoados e abençoaram também. Neste período na SIBA já existia o Conjunto Mensageiros de Sião e Grupo Jovem, que tinha toda sua liderança e ainda existia o Grupo musical. Tivemos ainda a formação de vários outros Grupos musicais na Igreja, como eles: Brilhando por Cristo, Solene Som e Jóias de Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com