TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnicas de Analise

Por:   •  16/6/2016  •  Dissertação  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Analisar é decompor, dissecar, interpretar um todo em suas partes, afim de poder efetuar um estudo mais completo, encontrando os elementos chaves do autor. É a análise que vai permitir observar os componentes de um conjunto, perceber suas possíveis relações, ou seja, passar de uma ideia-chave para um conjunto de ideias mais específicas, passar à generalização e, finalmente, à crítica.

Divide-se em três partes a análise de um texto. A primeira é a análise dos elementos, consistindo no levantamento de todos os elementos básicos constitutivos de um texto, visando à sua compreensão. Análise das relações é a segunda parte, que tem como objetivo encontrar as principais relações, em estabelecer conexões com os diferentes elementos constitutivos do texto. A terceira parte é a análise da estrutura. Nela, verificam-se as partes de um todo, procurando evidenciar as relações existentes entre elas. As estruturas podem ser estáticas, resultante de um processo de sucessão de fenômenos preestabelecidos, ou dinâmica, geradora de um processo.

A primeira medida a ser efetuada é a leitura da unidade a ser estudada, podendo ser o livro completo, um capítulo, uma seção ou qualquer outra subdivisão. A leitura de um texto quando realizada para fins de estudo, deve ser executada em etapas: A análise textual, onde o leitor pode sentir o estilo e o método que foi utilizado no texto, nela há uma visão de conjunto do raciocínio do autor. É nessa etapa que o leitor deve sanar todas as dúvidas de vocabulário constantes no texto.

A análise temática, por sua vez, permite maior compreensão do texto, fazendo emergir a ideia central e as secundárias, as unidades e subunidades de pensamento, sua correlação e a forma pela qual esta se dá. Nesta etapa o objetivo é aprender a mensagem do autor, ou seja, do que o texto fala. A análise temática, portanto serve de base para o resumo ou síntese de um texto. O problema envolvido no texto nem sempre é implícita, geralmente é implícita, cabendo ao leitor elucidá-la para posteriormente responder as perguntas: Que posição assume, que ideia defende, o que o autor quer demonstrar? Ao responde-las, é desvendada a ideia central do texto.

Na análise interpretativa procura-se associar as ideias expressas pelo autor com outras de conhecimento do estudante, sobre o mesmo tema. Força-se o autor a um diálogo. A problematização é a fase que os problemas, implícitos e explícitos, são levantados para a discussão pelo grupo. O debate e a reflexão são essenciais à própria atividade filosófica e científica. A síntese pessoal, ou conclusão pessoal, é a reelaboração pessoal da mensagem, mediante retomada particularizada do texto, sob a ótica de todas as contribuições dadas na discussão global. Esta etapa finaliza-se com a elaboração de um texto, uma espécie de resumo próprio que contém, entretanto, crítica e reflexão pessoais.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo, Ed Atlas S.A, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com