TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As quatro conpçoes do homem

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 4

Exercício sobre o texto: As quatro concepções do homem

Autor: Francis Wolff

Aluna: Estefânia Bruna de Aguiar Ribeiro Turma: 1202 2º período

Matéria: FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA

Professora: Valéria Lima Bontempo

Belo Horizonte Agosto de 2015

  1. Descreva a concepção de ser humano de Aristóteles.

Para Aristóteles, a concepção de ser humano parte da natureza (phýsis) “é princípio e fim (arché e aitía) do movimento, e não busca fora de si o movimento”, e de que na natureza “tudo parte para a realização de um fim que é inerente a cada coisa”. Esse conceito aristotélico de natureza (phýsis), aplica-se ao ser humano pressupondo a consideração da finalidade (fim) da existência humana, não apenas da cadeia causal cuja descoberta  nos permitiria traçar o caminho de volta até o começo de tudo (princípio).Aristóteles fundamenta ainda que  toda espécie animal possui padrões naturais de comportamento, ligados à sua fisiologia e aos seus instintos, e que o homem, como animal que é, também os tem.

  1. Exponha a crítica feita a concepção de homem de Aristóteles.

Aristóteles, afirma que o homem possui uma estrutura biopsíquica, é formado por psyche e soma. A psyche humana distingue-se dos animais devido à presença da racionalidade. O ser humano é um ser ético-político, pois o homem é essencialmente destinado à vida em comum na polis, na qual se realiza como ser racional. O homem é compreendido como um ser de paixão (pathê) e desejo (órexis). Além dessas dimensões da psyché, segundo ele, existe a vertente irracional.

  1. Descreva a concepção de ser humano de Descartes.

Descarte pressupõe que homem não esta na natureza, ele esta fora da natureza para conhecê-la e domina-la, ele analisa o homem como o sujeito que pensa que tem razão e emoção, ele se baseia na sua própria existência. Colocando em duvida a sua própria existência ele chega a uma certeza sobre a concepção de homem, o qual faz um novo pensar sobre a problemática (homem) considerando duas principais substancias, que são o corpo e a alma que se unem em uma união fundamental porem distintas entre si. O homem é o sujeito que pensa e a natureza seria seu objeto que  pode ser dominado ou conhecido pelo homem.

  1. Exponha a crítica feita a concepção de homem de Descartes.

Descartes afirma efetivamente que todos os homens possuem a razão:                      é a única coisa  que nos torna humanos; todo o ser humano pode definir-se por ela, pois "ela encontra-se inteira em cada um". A afirmação do ser humano como um ser pensante surge aos olhos de Descartes como uma primeira verdade evidente que resiste à prova da dúvida, por mais radical que ela seja.

E que a razão no ser humano implica três consequências maiores

A superioridade do homem sobre o animal;

A supremacia da razão sobre a afetividade;

O dualismo entre a razão e a afetividade.

  1. Qual é a visão de homem das ciências humanas?

As ciências humanas analisa o homem como sujeito da ciência e não um objeto cientifico, mais que decorrência da revolução científica na idade clássica o homem pode passar a ser objeto cientifico, e que o estatuto epistemológico do homem muda, deixando o homem de ser sujeito soberano do saber e passa a ser objeto de um saber.

  1. Explique a crítica feita à visão de ser humano das ciências humanas.

Do ponto de vista da ciência humanas o homem passa  ser o objeto de estudo ,que em cada  área da ciência passa a ser estudado as dimensões do homem , deixando de ser o sujeito que conhece e passa a ser  objeto de conhecimento, objeto de estudo, se tornando um ser ” frágil”  sem domínio do inconsciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com