TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistencia Social

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

A Assistência Social é uma política pública, um direito do cidadão e um dever do Estado. Diferentemente da previdência social, não é contributiva, ou seja, deve atender a todo cidadão que dela necessitar. Realiza-se a partir de ações integradas entre a iniciativa pública, privada e da sociedade civil, tendo o cunho de assegurar a proteção social à família, à infância, à adolescência e à velhice. Consubstancia-se por meio de ações garantidoras de acesso a recursos mínimos, que promovam a universalização dos direitos sociais, bem como o provimento de condições para atender as demandas sociais.

A atuação da política de assistência social opera-se de forma integrada às demais políticas setoriais e se organiza por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Considerando o nível de complexidade da demanda do cidadão a ser atendido, o SUAS se organizou em 2 níveis de proteção (Proteção Social Básica e Proteção Social Especial) .

Um atua na prevenção e o outro na reparação de situações de violação de direitos e desgaste das relações familiares ou comunitárias

A Proteção Social Básica é voltada para a população que vive em situação de pobreza ou extrema pobreza, com baixa ou nenhuma renda e com dificuldade de acesso aos serviços públicos. O  objetivo é prevenir uma situação de risco social, nesse contexto, a Proteção Social Básica trabalha o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Os serviços acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centros de Convivência (COSEs) e em entidades socioassistenciais conveniadas a Secretária de Estado de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) órgão governamental que coordena a política de desenvolvimento social do Estado, estabelecendo rumos, diretrizes e mecanismos de apoio.

O CRAS é uma unidade pública de prestação de serviço gratuito, que procura fortalecer a função de proteção da família, promovendo o diálogo e reforçando direitos, esse serviço é realizado por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais.

O COSE está vinculado ao CRAS e trata-se de é um espaço para crianças, adolescentes e idosos, onde são realizadas oficinas de artes, esporte, lazer, informática, entre outras. O objetivo dos Centros de Convivência é incentivar, por meio de oficinas e da convivência diária, o respeito às diferenças, a colaboração ao próximo, o autoconhecimento, a autoconfiança, o exercício da cidadania, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

A Proteção Social Especial é a modalidade que demanda um atendimento mais especializado e uma maior articulação dos órgãos de defesa de direitos, tais como o MP, os Juizados e os Conselhos; pois, estes, atuarão em conjunto com outras políticas públicas setoriais, como a da Saúde, Educação e Habitação. Esses órgãos públicos deverão atuar promovendo programas e projetos especializados, destinados a famílias e pessoas que estão com seus direitos violados, ameaçados ou sem acesso à eles.

Assim, o atendimento da Proteção Social Especial tem como objetivo evitar que situações de violações de direitos não sejam agravadas e potencializar recursos para reparar situações de vulnerabilidade, risco pessoal e social, tais como: violência física, psicológica e negligência; abandono; violência sexual; situação de rua; trabalho infantil; desabrigo; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto; afastamento do convívio familiar, entre outras.

Considerando a gravidade da situação, a natureza e o tipo do atendimento ofertado, a Proteção Social Especial será dividida entre Proteção Social Especial de Média Complexidade ou de Alta Complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com