TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 4

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  2.329 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

Quais atitudes poderá tomar o consumidor que, para preservar seus direitos como consumidor, adquire uma máquina de lavar que não funciona adequadamente? Assinale a alternativa ERRADA:

a.

O consumidor deverá aguardar a manifestação do fornecedor por carta registrada.

b.

O consumidor poderá procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que muitas lojas já dispõe desse setor para atender os consumidores e resolver os problemas.

c.

O consumidor poderá procurar o PROCON.

d.

O consumidor poderá consultar um advogado e promover uma ação na justiça.

e.

O consumidor poderá assistência judiciária gratuita para promover uma ação na justiça, caso não tenha condições financeiras para contratar um advogado.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

Assinale a alternativa correta que indicar o contrato assinado pelo consumidor quando da contratação da prestação de um serviço ou compra de um produto, no qual não há possibilidade de discutir as cláusulas ou regras do contrato, que foram redigidas pelo fornecedor:

a.

Contrato Social

b.

Contrato de Adesão

c.

Contrato de Locação

d.

Contrato de Aposta

e.

Contrato de suspensão temporária de atividade.

0,25 pontos

PERGUNTA 3

Qual órgão não faz parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor?

a.

PROCON

b.

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade

c.

SUSEP

d.

Junta Comercial do Estado de São Paulo

e.

Institutos de Pesos e Medidas

0,25 pontos

PERGUNTA 4

Garantia é, de acordo com o Dicionário Aurélio, documento com que se assegura a autenticidade e/ou a boa qualidade de um produto ou serviço, e se assume, junto ao comprador ou usuário, o compromisso de ressarci-lo em caso de ineficiência ou fraude comprovados. Assim, quais são as garantias previstas pela lei:

a.

Real e Legal

b.

Legal e Contratual

c.

Anual e Semanal

d.

Compulsória e Elementar

e.

Suplementar e Real

0,25 pontos

PERGUNTA 5

Em agosto de 2011, Bruno Pereira comprou um aparelho de ar-condicionado da marca Springer no Magazine Luiza, pela página da rede de lojas na internet e recebeu o produto 3 dias após a finalização da compra. Contudo, após a instalação do produto, pôde verificar que o mesmo não desempenhava suas funções adequadamente. Desapontado, Bruno se arrepende da compra e decide pedir o valor pago de volta. Assinale a atitude correta e prevista pela lei a ser tomada por Bruno:

a.

Bruno não poderá pedir o dinheiro de volta. Ele somente poderá pedir a troca do produto.

b.

Bruno está errado em pedir o dinheiro de volta, pois como efetuou a compra pela internet, acabou assumindo o risco de defeito do produto. A lei não protege o consumidor que compra fora da loja.

c.

Bruno está correto em requerer o direito de volta, pois está amparado pela lei, que permite o direito de arrependimento de 7 dias quando as compras são feitas fora do estabelecimento.

d.

Bruno está correto em requerer o dinheiro de volta, pois adquiriu um ar condicionado da marca Springer, única marca que permite a devolução do valor pago.

e.

A loja irá analisar a situação para posteriormente decidir se é ou não caso de devolução do valor pago.

0,25 pontos

PERGUNTA 6

Paulo comprou um novo botijão de gás de cozinha, pois o seu tinha acabado. Depois da primeira utilização, o botijão explodiu causando queimaduras graves no corpo de Paulo. Após perícia realizada, descobriu-se que o gás que continha no botijão não era o gás de cozinha, e sim, outra substância inflamável imprópria para o consumo. Sobre a responsabilidade do fornecedor, responda:

a.

Neste caso, verifica-se apenas a responsabilidade pelo fato do produto, por ter ocasionado dano a integridade física do consumidor (queimaduras em seu corpo).

b.

A responsabilidade do fornecedor é pelo vício do produto, pois o conteúdo que existia dentro do botijão não era gás de cozinha, e sim outra substância inflamável imprópria para o consumo, sendo um vício de quantidade ou qualidade do produto.

c.

A responsabilidade do fornecedor é subjetiva, pois o consumidor deverá comprovar a culpa do fornecedor sobre o dano causado pelo botijão de gás.

d.

O fornecedor responde pelo fato do produto, uma vez que o conteúdo que havia dentro do botijão era diverso, tornando-o impróprio ao consumo, e pelo vício do produto, uma vez que o mesmo encontra-se com defeito o que ocasionou um dano à saúde e segurança do consumidor.

e.

O fornecedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com