TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento estratégico - 25 séculos de teoria

Nenhum livro que trate de planejamento estrategico pode dar-se ao luxo de não citar a gênese do tema em aproximadamente 500 a.C., pois o motivo é bem simples: os conceitos embrionário utilizados por Sun tzu ainda são aplicados nos metodos mais modernos de planejamento. portanto, mesmo que possa parecer um livro batido, com conceitos elaborados nas cruéis batalha de tempos primitivos, não é possivelabtrair conceitos como os apresentados no capitulo sexto de sua obra 'A Arte da Guerra' onde discorre sobre os pontos Fortes e pontos fracos dos inimigos.

Sun Tzu não só criou um dos primeiros manuais de guerra como deu os primeiros passos na teoria do planejamento estratégico. E esta é o ponto de partida desta ferramenta que se desenvolveu nas organizações militares, se burilou nas corporações privadas a partir da segunda metade do seculoxx e - agora - se diversifica ao ser aplicado no desenvolvimento de regiões. Assim, ao longo deste tempo, o conceitos de planejamento apresentou consideráveis mudanças no que tange a sua forma de implantação e utilização deixando de ter finalidades bélicas para ter finalidade de desenvolvimento.

Escola do desing

Segundo Mintzberg, esta escola representa a visão mais influente do processo de formulação estratégia. Pois, partindo dos conceitos-chave (já utilizados por Sun Tzu):

Estes conceitos foram introduzidos nas organizações por Selznick que, em 1957, declarou a necessidade de analisar os ambiemte internos e externos da empresa; foram complementados por Chandler (1962) ao citar a importância da estrutura formal das empresas para a realização do planejamento, mas a metodologia destacou-se com Andrews (1987). Mintzberg (2010) ilustrou esquematicamente as fases do método.

Alem da avaliação dos cenários internos e externos, foram acrescentados mais dois aspectos que se tornaram oresentes nos modelos futuros: os valores gerenciais e a responsabilidade social da empresa. Com a determinação das estratégia, concluir-se a fase da proposiçaão de estratégias e passasse para a fase de avaliar quais estratégia devem ser implatedas.

Escola do posicionamento

Iniciada a partir dos estudos de porter com a publicação do livro CompetitiveStrategy em 1980, tornou-se uma das escolas mais influentes, O ponto de partida para esta escola é a sua situação frente ao mercado que é escolhida entre posições possiveis: competição por diferenciação de produto, por liderança em custos ou enfoque.

Mintzber resume as premissas da escola do posicionamento, da seguinte forma:

A) Identificação de uma posição especifica no mercado

B) Mercado competitivo baseado na racionalidade economica

C) O processo de formulação busca uma estrategiagenerica de competição por meio de processo analitico;

D) Os analistas são fundamentais no processo com recomendações baseadas em porcessoanlitico devidamente quatificado;

E) As estrategia são geradas, detelhadas e implantadas. A estrutura do mercado direciona a escola do posicionamento estrategico que, por sua vez, determina a estrutura organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com