TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade - Direito do Trabalho e Legislação Social

Por:   •  13/11/2018  •  Resenha  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Ana Caroline Barbosa da Silva - 6A 1M

Fernanda Cabral Pessoa - 6A 1M

Jessyka Lorrany - 6A 1M

Marina Ferreira - 5A 1M

Scarlet Silveira - 6A 1M

Wiriany Kethellen - 6A 1M

Atividade - Direito do Trabalho e Legislação Social

Qual o motivo faz o Brasil ainda concentrar grande número de empregadas domésticas? 

Entende-se por empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, conforme dispõe o art. 1º da LC 150/2015.

Merece também relevância destacar que o âmbito residencial engloba não só o lar como também suas imediações - o jardim, o quintal, bem como automóveis, lanchas e aviões particulares de lazer ou passeio, guarda de quarteirão e enfermeiro.

A falta de emprego nos âmbitos comerciais, muita das vezes faz com que as pessoas recorram as atividades domésticas por se tratar de uma forma de obter renda autonomamente podendo conciliar com mais de uma residência e com horários mais flexíveis e como ressaltado no texto é uma profissão “que você faz hoje e recebe hoje” .

O Brasil é um país onde os responsáveis pela casa quase sempre trabalham fora e geralmente tem filho (os) e não conseguem auxiliar com as tarefas domésticas. Isso faz com que os brasileiros achem mais viável ter uma pessoa todos os dias ou alguns dias destinados por eles mesmo, para fazer as atividades domésticas que podem acabar ficando sem fazer por questões das atividades do decorrer do dia a dia.

O numero de pessoas que compõem a classe de empregado doméstico na atualidade é de grande maioria do sexo feminino, mulheres que buscam o sustento de sua família através desta profissão, e no Brasil segundo a pesquisadora é um dos principais afazeres das mulheres brasileiras. Um dos atributos que fazem essa população serem grande é que a maioria não tem uma escolaridade mínima exigida pelo mercado, e com isso as pessoas acham nessa profissão uma forma de cuidar da família. A maioria das domésticas estão localizadas no nordeste, onde é uma região que mais precisa de emprego e orientação. Alguns dizem que a profissão veio junto com a escravidão sendo um modo dos negros escravos trabalharem, mas com o passar do tempo isso foi mudando, mesmo sendo ainda uma profissão tão comum, porém com os direitos nem sempre revelados, muitas pessoas não sabem o que reivindicar para ter um trabalho digno.

Com a população de jovens/adultos que cada dia mais querem buscar uma profissão, buscando conhecimento mais elevado que o mercado exige, e como hoje em dia ficou mais acessível formar em uma faculdade muitas pessoas não tem tempo para estar colocando sua casa em ordem e com isso fazem com que a cada dia mais cresça essa profissão que ajuda tanto as pessoas no Brasil.

Na opinião do grupo, nosso país compõe um número elevado de empregadas domésticas por inúmeros motivos, entre eles, atualmente vivemos grandes problemas econômicos e o fato de grande parte dessas mulheres não terem a oportunidade de estudar enquanto jovens. Com a falta de estudos que consequentemente influenciam na vida profissional das pessoas, o mercado de trabalho passa por uma crise, onde as vagas de empregos são escassas, e a partir disso, essas pessoas procuram por vagas de emprego em que não é necessário nenhum grau de escolaridade; já que muitas vezes precisam sobreviver para criar os filhos. Outro motivo comum que faz com que cresça o número de empregadas domésticas é o objetivo de proporcionar aos seus filhos uma vida digna, com a obtenção de ensino de qualidade em alguma faculdade, para que esses filhos não tenham a mesma profissão da mãe, não por elas acharem que não é um cargo digno, e sim por acreditar que o futuro deles podem e devem ser melhor que o delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com