TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pratica 1

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários

DISCIPLINA: Introdução ao Direito Imobiliário: Direitos reais, obrigações e contratos

PROFESSOR(A): Maria Inês Borsa

CRÉDITOS:    4             UNIDADE/EAD: 1000

HORAS/AULA TOTAIS: 68

ANO/SEM.: 2015/2

ATIVIDADE PRATICA Nº 02

Esta atividade, que pode ser realizada em grupo ou individualmente, consiste em um exercício de leitura e reflexão sobre os capítulos 3 e 4 do livro, que pode ser acessado na NetAula, sobre a posse e sua classificação – direitos reais. Este exercício estará possibilitando o estudo e a orientação, juntamente com a leitura de nosso material didático, na participação da Avaliação DISCURSIVA 1, oportunizando o embasamento e um maior entendimento a respeito dessas temáticas. Caso você esteja trabalhando em grupo ou com algum colega, socialize o seu texto.

Direitos reais e posse

O Direito das Coisas, também conhecido como Direitos Reais, é um ramo do direito privado que se ocupa com a temática da propriedade de bens móveis e de bens imóveis, ademais de suas formas de transmissões. O Código Civil é a sua fonte tutelar. Essa designação não confere direitos ou deveres às coisas, mas sim direitos e deveres em decorrência delas, exercidos exclusivamente pelos seres humanos.

Sob esse manto, encontra-se a posse, que é uma situação fática, de essência potestativa, decorrente da relação socioeconômica entre a coisa e o sujeito, gestando efeitos jurídicos. A posse não está contemplada com um conceito definitivo no Brasil. Para entendê-la são utilizadas as suas características e teorias que as explicam, como as de Savigny e Ihering.

A posse não se confunde com a propriedade, já que a última exige formalidades. No caso dos imóveis, há a necessidade do registro imobiliário para que a mesma se configure. A posse, em geral encontra-se vinculada à noção do direito de usar um bem. Em sua classificação, a posse poderá ser real ou presumida, de boa-fé ou de má-fé, direta ou indireta.

A teoria de Savigny (subjetiva) exige para a existência da posse o “corpus” (ter o bem em seu poder) e o “animus” (a intenção de ter o bem como se fosse seu dono). Quem apenas tem o “corpus” exercerá a detenção e não a posse; por isso não poderá fazer uso das ações possessórias. Já a teoria de Ihering (objetiva) exige a presença apenas do “corpus”, dispensando o “anumus”, já que entende encontrar-se um inserido no outro. O Brasil adota a teoria de Savigny.

O operador do ramo imobiliário, quando de suas transações, necessita basicamente reconhecer as situações de posse e de propriedade, já que seus efeitos e operacionalizações são distintos.

Diante do texto sinteticamente apresentado, faça uma pesquisa numa imobiliária: De que forma são elaborados os contratos que envolvem a transação de posse de bens. Elabore uma cláusula contratual que envolva uma transação de uma posse e outra cláusula que envolva a transação de uma propriedade. (entre 7 e 10 linhas) para o seu estudo.

Este exercício estará possibilitando o estudo e a orientação, juntamente com a leitura de nosso material didático, na participação da Avaliação DISCURSIVA 1, oportunizando o embasamento e um maior entendimento a respeito dessas temáticas. Caso você esteja trabalhando em grupo ou com algum colega, socialize o seu texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (768.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com