TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativismo judicial

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Ativismo Judicial

Podemos entender o Ativismo judicial como a interferência direta ou indireta do Supremo Tribunal Federal no Legislativo.

O ativismo judicial, assim, me parece à conduta proativa do Poder Judiciário, em prol de uma justiça mais eficaz.

É relevante destacar que, o ativismo judicial atualmente vem sendo muito utilizado pelo Supremo Tribunal Federal, haja vista a grande inércia por parte do Poder Legislativo em criar novas leis, neste sentido o STF não ver outra alternativa a não ser agir de maneira ativista,para que a carência de uma lei seja suprida.

Porém existe um risco muito grande. Haja vista que, em algum momento, posso ocorrer alguns desentendimentos entre eles gerando desconfortos entre os Poderes, contrariando a Constituição Federal (C.F.) ao entrar em atrito com sua determinação disposta no Artigo 2º que impõe a manutenção da independência e harmonia entre os Poderes Instituídos.

Visto que, o Poder Judiciário estaria invadindo a seara do Legislativo, isso apenas deveria ocorrer mediante uma solicitação do Legislativo ao Judiciário quando um problema existir, e houver realmente essa necessidade.

Pelo que, uma das funções do Judiciário por assim dizer,pode ser a de intermediação entre os Poderes.Mantendo a harmonia,logo não podemos esperar que o Poder Legislativo seja o causador.

E por vivermos ainda em um país, onde as pessoas elegem seus representantes, que por sua vez lhes outorgam o legitimo poder de representação, também são incumbidos de confeccionar Leis que beneficiem o povo em um todo, o Judiciário uma vez que não são escolhidos pela população não poderiam confeccionar normas, ou diretamente intervir nelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com