TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas de Direito Econômico

Por:   •  26/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO ECONÔMICO

  1. Conceito: “Direito Econômico é o ramo do direito público (regras cogentes/ imperativas) que tem como objeto a condução da vida econômica da nação, tendo como finalidade o estudo, regramento e a harmonização das relações jurídicas entre os entes públicos e os agentes privados, na perspectiva da intervenção do Estado na vida econômica”. (Leonardo Vizeu)
  2. Características:
  1. Recenticidade:
  2. Singularidade:
  3. Mobilidade (mutabilidade)
  4. Flexibilidade (maleabilidade)
  5. Influência dos valores políticos vigentes
  1. Relação com outros ramos do Direito:
  1. Direito Constitucional: O Direito Econômico tem fundamento no texto da Constituição, no qual são estabelecidos os seus princípios.
  2. Direito Administrativo: O Direito Econômico utiliza o tratamento dos Poderes Administrativos (em especial o poder de polícia).
  3. Direito Tributário: O Direito Econômico se vale da teoria dos tributos, pois as entidades desse ramo taxam os agentes de mercado (empresário). O Direito Econômico não é empresarial, embora regule a atividade empresarial.
  4. Direito Civil e Dir. Empresarial: Para cumprir sua função, precisa levar em conta questões relativas a capacidade, personalidade, responsabilidade empresarial, contratos, patentes, etc.
  1. Fontes:[pic 1]
  1. Lei:        Regra

Geral

Abstrata                Poder Legislativo

Imperativa

Inovadora

        Este sistema não é totalmente pleno para o Direito Econômico, pois há mudanças repentinas que são adaptáveis à legislação e ao seu trâmite. São situações mais urgentes de se resolver.

  1. Atos normativos administrativos (com força de lei): Aplicável através da adoção de uma tese denominada Tese da Deslegalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com