TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava atividade colaborativa direito previdenciário

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  2.635 Visualizações

Página 1 de 3

Tamanho da Fonte:

-AA+A

Atividade Colaborativa

Concebida para atender a contingências sociais, a Previdência Social possui grande relevância na sociedade. Estudada e sistematizada no âmbito do Direito Previdenciário, prende-se a uma raiz constitucional e a uma legislação com influência direta na vida dos brasileiros.

Eis o ponto de vista sob o qual se pretende desenvolver a atividade colaborativa, isto é, o de um ramo do Direito com repercussão social importante e incontestável. O cenário será uma hipotética empresa do ramo editorial, que contratará uma consultoria na área previdenciária.

A tarefa, conforme descrito no quadro abaixo, será prestar assessoria à empresa, propondo soluções para as dúvidas apresentadas pelo cliente acerca de questões jurídico-previdenciárias.

Elaborar um parecer que responda à consulta apresentada pela empresa fictícia cliente Editora Dinâmica Ltda.

Passo 1: Para realização da tarefa, leia atentamente os seguintes documentos

BRASIL. Lei 8.213, de 24 de julho de 1991. Brasília, DF: Senado, 1991. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213compilado.htm>. Acesso em: 05 abr. 2013. Se preferir, clique aqui.

Atenção: basta a leitura do artigo 11, que especifica as diversas modalidades de segurados – beneficiários da Seguridade Social.

BRASIL. Decreto 3.048, de 6 de maio de 1999. Brasília, DF: Presidência da República, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.htm>. Acesso em: 05 abr. 2013. Se preferir, clique aqui.

Atenção: basta a leitura do artigo 18, que trata da inscrição do segurado.

PREVIDÊNCIA. Categorias de Segurados. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=86>. Acesso em: 05 abr. 2013. Se preferir, clique aqui.

Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com a leitura do livro-texto e com as indicações feitas nos Saiba Mais da disciplina.

Passo 2: Agora, analise a consulta apresentada pela Editora Dinâmica, que diz respeito a um novo programa de incentivo aos jovens jornalistas. Pelo referido programa, todas as semanas, a empresa recebe colunas de jovens jornalistas previamente cadastrados e a equipe editorial da “Revista Novidade” escolhe a melhor, que é publicada por aquela revista semanal, voltada para o público jovem.

A empresa paga apenas pelas colunas selecionadas e efetivamente publicadas e o cadastro conta atualmente com 25 jornalistas, sendo que dois deles se destacam e conseguem publicar pelo menos um artigo a cada dois meses.

Os questionamentos da empresa são os seguintes:

“Em relação aos jovens jornalistas que possuem artigos publicados com mais frequência pela Revista Novidade, pergunta-se:

1) Constituem segurados obrigatórios da Previdência Social? Em que condição de segurado? Empregado, contribuinte individual, avulso ou segurado especial?

2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com