TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Averiguação Oficiosa de Paternidade, Conforme o artigo 2º da Lei 8.560/92.

Por:   •  15/4/2020  •  Dissertação  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

O procedimento de averiguação oficiosa corresponde à situação pela qual o homem se recusa a proferir o registro de nascimento da criança recém-nascida como sua descendente, remetendo a ato de Oficial o dever de constatação do caso à magistrado. Tal sistemática encontra fundamentação jurídica no artigo 2º, da Lei nº 8.560/92, que regula as investigações de paternidade decorrentes de filhos havidos fora do casamento.

Neste consenso, há de se estabelecer que o procedimento de averiguação oficiosa detém natureza administrativa, pois apesar de ser encaminhada ao magistrado, ela se difere de um processo judicial. Com isso, não há como confundir o mencionado procedimento com a ação de investigação de paternidade, pois no primeiro caso, existe discórdia do pai com relação ao registro da criança, sendo inválida a ação compulsória do juiz para concluir este ato em benefício do registro positivo do genitor. Todavia, ainda que o procedimento tenha sido instaurado, nada obsta a propositura da ação de investigação de paternidade de modo independente.

No mais, além da norma referida inicialmente, os provimentos 12/2010 e 16/2012 do Conselho Nacional de Justiça também evidenciam aspectos determinantes sobre a averiguação oficiosa, dispondo que embora o homem se recuse a registrar a criança recém-nascida, deve a mãe se destinar ao cartório, e realizar o registro da criança sozinha, tendo por princípio a presunção absoluta de proteção integral ao recém-nascido, garantindo, consequentemente, o direito à identificação como pessoa física para exercício de direitos apresentados pelo sistema jurídico brasileiro.

Desta maneira, compete à mãe, no momento do registro em que estiver desacompanhada do progenitor, entregar ao Oficial do Registro Civil os dados imprescindíveis para preenchimento do suposto pai, a fim de que seja instaurado o procedimento em comento para vindoura manifestação de juiz sobre sua veracidade ou contradição.

Por ora, a compulsoriedade do Oficial para envio de certidão a juiz retratando a presença una da mãe se faz necessária, ainda que esta se omita a emitir dados do suposto pai, visto que a competência para condução da averiguação seja do juiz da vara de registros públicos, com exceção do disposto em lei de organização judiciária própria.

Em síntese, salienta que o suposto pai não precisa, necessariamente, constituir patrono para sua defesa, pois inexiste possibilidade de nulidade por tal falta técnica durante a averiguação do procedimento. Ademais, retrata que a decisão apresentada pelo juiz não cabe quaisquer recursos, sendo apenas admissível a propositura de correição parcial, a qual objetiva impugnar erro ou abuso de atos do procedimento administrativo, desde que haja nítida inversão tumultuária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com