TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO POR FALTA DE ACEITE E FALTA DE PAGAMENTO

Por:   •  17/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

Empresaria III – Análise dos artigos 43 a 71 da Lei Uniforme de Genebra.

• DA AÇÃO POR FALTA DE ACEITE E FALTA DE PAGAMENTO

Este tópico esta regulado nos artigos 43 ao 54 da LUG.

O portador da letra pode exercer seus direitos da ação contra os endossantes, sacador e outros coobrigados, em regra geral, no vencimento, quando não efetuado o pagamento no vencimento. Existe a hipótese de exercer os direitos de ação antes do vencimento quando: nas hipóteses de recusa total ou parcial do aceite, nas hipóteses de falência do sacado.

Disciplina esta lei sobre a recusa do aceite ou do pagamento deve ser comprovado por ato formal. Ressalta-se que esta explícito na lei que os sacadores, aceitantes, endossantes ou avalistas de uma letra são todos solidariamente responsáveis para com o portador. Tem o direito o portador de acionar todas as pessoas individualmente , sem obrigar-se a respeitar as ordens que elas se obrigaram no título. Cabe mencionar, que a ação intentada contra um dos coobrigados não impede acionar os outros, mesmo os posteriores aquele que foi acionado em primeiro lugar.

As pessoas que pagaram a letra, poderá reclamar dos seus garantes, a soma integral do que pagou, os juros da dita soma, respeitado o percentual de 6% , desde a data em que pagou. Qualquer dos coobrigados pode exigir desde que pague a letra, que ela lhe seja entregue com o protesto e um recibo. Tal como, qualquer dos endossantes que tenha pago uma letra pode riscar seu endosso e dos endossantes subsequentes.

• DA INTERVENÇÃO

Este tópico esta regulado nos artigos 55 ao 63 da LUG

O sacador, um dos endossantes ou um avalista podem indicar uma pessoa para em caso de necessidade aceitar ou pagar. O aceite por intervenção pode realizar-se em todos os casos em que o portador de uma letra aceitável tem direito de ação antes do vencimento. Ademais, o aceite por intervenção será mencionado na letra e assinado pelo interveniente. Deverá indicar por honra de quem se fez a intervenção, e ressalta-se que na falta desta indicação, a interpretação da lei, deverá presumir-se que interveio pelo sacador. O aceitante por intervenção fica obrigado para com o portador e para com os endossantes posteriores.

O pagamento por intervenção pode realizar-se em todos os casos em que o portador de uma letra tem direito de ação a data do vencimento ou antes mesmo desta data. O pagamento deverá abranger o total da importância. O pagamento deverá ocorrer mais tardar no dia seguinte. Importante lembrar que a lei de forma explicita disciplina que o portador que recusar o pagamento por intervenção perde o seu direito de ação contra aqueles que teriam ficado desonerados. Importante conter no pagamento por intervenção um recibo passado na letra, contendo a indicação da pessoa por honra que fez. O que paga por intervenção fica sub-rogado nos direitos emregentes da letra contra aquele que pagou.

• DA PLURALIDADE DE EXEMPLARES E DAS CÓPIAS

Este tópico esta regulado nos artigos 64 ao 68 da LUG

A LUG disciplina que a letra pode ser sacada de várias vias. Então, essas vias devem ser numeradas no próprio texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com