TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bentinho Obras

Por:   •  2/12/2016  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Herbert José de Sousa, conhecido popularmente como Betinho de Sousa, nascido em 3 de novembro de 1935 na cidade de Bocaiúva, situada no norte de Minas, nasceu com uma doença herdada por sua mãe, o que lhe acarretou diversos problemas durante sua infância e juventude, entre eles a tuberculose. Betinho cresceu em ambientes incomuns das demais crianças de sua época, como a funerária e a penitenciária onde seu pai trabalhava. Durante sua adolescência Betinho conheceu diversas pessoas que influenciaram em sua formação, dos quais se destacam os padres dominicanos que ele teve contato durante a década de 50, onde participou de movimentos dos quais definiram sua vida. Betinho ingressou na Universidade de Minas Gerais e formou-se em Sociologia, no ano de 1962 quando começou sua militância com a Ação Popular que pretendia implantar o socialismo no Brasil, após o golpe militar de 1964 Betinho foi exilado por 8 anos vagando em países como: Chile, Canadá e México, período em que dizia ser incompatível com o sistema capitalista, assim voltando ao Brasil em 1979.

Em 1981, junto com os economistas Carlos Fonseca e Marcos Arruda, fundou o IBASE, instituto brasileiro de análises sociais e econômicas, no qual ele se dedicou na luta pela reforma agrária, sendo um dos principais articuladores. Em 1992, Betinho liderou o movimento pela Ética na Política, que culminou com o impeachment do então presidente Fernando Collor, em setembro do mesmo ano. Esse movimento plantou os alicerces do movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. A partir da participação de Betinho, o problema da fome e da miséria tornou-se visível e concreto para todos os brasileiros, tendo como objetivo a mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria. Desde 1993, a Ação da Cidadania trabalha para estimular a participação cidadã na construção e melhoria das políticas públicas sociais. 

Devido as inúmeras transfusões de sangue que Betinho realiza por conta de sua doença, em 1987, ele descobriu que havia contraído o vírus HIV em uma desses procedimentos obrigatórios. Após a descoberta Betinho fundou e presidiu até sua morte Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS. Betinho afirmava que sua condição de soropositivo o fazia contemplar e comemorar sua vida todas as manhãs.

Durante sua vida Betinho também se dedicou a literatura onde se destacou e teve diversas obras publicadas, das quais ele usava para expor suas opiniões sobre os direitos de cidadania e para auxiliar pessoas com AIDS. Além de publicar livros infanto juvenis para abordar de um modo mais educativo os assuntos que defendia. Mesmo com problemas de saúde, o sociólogo jamais deixou de exercer sua cidadania, apontada para os interesses da população carente. Sua luta incansável caminhava rumo aos direitos humanos e para ideais de solidariedade, a fim de tornar a sociedade mais justa. 

No dia 9 de agosto de 1993, Betinho faleceu no Rio de Janeiro, nos deixando um grande exemplo de luta pelos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com