TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Colônia, Cotrim

Por:   •  1/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 14

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR NESTOR CARVALHO LIMA

BRASIL COLÔNIA

[pic 1]

PALAVRAS-CHAVE

Brasil colônia, pacto colonial, administração colonial, economia, expansão territorial, escravidão.  

SUMÁRIO

1 RESUMO.......................................................................................................................4

2 ANÁLISE COMPARATIVA.....................................................................................10

3 BIBLIOGRAFIA .......................................................................................................11

RESUMO

         De acordo com Gilberto Cotrim, o receio de Portugal em perder a posse das “terras brasileiras”, uma vez que as expedições guarda-costas não haviam conseguido deter os contrabandistas que exploravam o litoral, aliado ao declínio do comércio com o Oriente – causado pelos elevados custos de transporte e manutenção de entrepostos – e a concorrência com outras nações europeias, levou aquela nação a iniciar o processo colonizador no Brasil.

         A fim de iniciar a colonização, em dezembro de 1530 foi enviada ao Brasil a expedição colonizadora liderada por Martim Afonso de Souza, essa expedição também tinha como objetivo o combate aos corsários, a procura de ouro e o reconhecimento geográfico do litoral. Essa diligência culminou na criação da primeira vila brasileira, a Vila de São Vicente, além de alguns povoados. Cotrim destaca que, tão logo se iniciou a colonização, iniciou-se também o plantio da cana-de-açúcar (mesmo que de forma tímida) e a instalação do primeiro engenho, deixando claro que a colonização do Brasil, estruturou-se, desde o início, em função da produção de açúcar para o mercado europeu.

         Todavia, o governo português não tinha recursos econômicos para investir na colonização brasileira, o que levou à instituição, em 1534, do sistema de capitanias hereditárias. Esse modelo administrativo consistia na divisão do Brasil em grandes lotes de terras (as capitanias) que eram doadas a pessoas com razoáveis condições financeiras, os donatários, para serem exploradas economicamente em troca de que houvesse a criação de vilas, distribuição de terras (sesmarias), escravização dos índios hostis, pagamento de impostos a Coroa e a manutenção do monopólio da exploração do pau-brasil.

         No entanto, Cotrim ressalva que esse sistema não obteve o êxito econômico esperado pelo governo português, uma vez que apenas duas capitanias obtiveram sucesso, Pernambuco e São Vicente. Dentre as razões para esse fracasso é primordial salientar a falta de recursos, as revoltas tribais, problemas de comunicação e dificuldades com a lavoura. Já do ponto de vista político, o sistema de capitanias obteve, até certo ponto, os objetivos desejados, uma vez que lançou as bases da colonização, estimulando os primeiros núcleos de povoamento.

         Tendo em vista que o isolamento das capitanias em relação à metrópole foi apontado como um dos problemas principais desse sistema, a Coroa portuguesa passou a participar diretamente da obra colonizadora, com a implantação do governo-geral. Essa nova organização política visava à centralização administrativa ação colonizadora, de modo que houvesse a defesa das possessões lusas contra ataques estrangeiros, o incentivo a busca de metais preciosos, o apoio a fé católica e a desmobilização da resistência indígena.

         Conforme os regimentos instituídos para essa nova organização colonial, o gover-nador-geral tinha funções militares, administrativas, judiciárias e eclesiásticas. Sendo que para o desenvolvimento dessas funções, ele era auxiliado pelo ouvidor-mor (encarregado dos negócios da justiça), pelo provedor-mor (responsável pelos assuntos financeiros) e pelo capitão-mor (incumbido da defesa do litoral). Cotrim acentua que os governadores-gerais tiveram grandes obstáculos para a centralização política, uma vez que, além das dificuldades de comunicação entre as províncias, eles disputavam o poder político com as câmaras municipais, que eram controladas pelos chamados “homens bons” (grandes proprietários) e opunham-se ao centralismo administrativo.

         O primeiro governador-geral do Brasil foi Tomé de Sousa, ele desembarcou na Bahia (sede do governo-geral) em 1549 e governou até 1553. Durante sua gestão, ocorreu a chegada dos jesuítas ao Brasil (liderados por Manuel da Nóbrega), com o objetivo de catequizar os indígenas, impondo-lhes os valores da civilização europeia e do cristianismo. Dentre os principais acontecimentos que marcaram o governo de Tomé de Sousa, Cotrim cita a fundação da cidade de Salvador (primeira cidade do Brasil), a criação do primeiro bispado brasileiro, o início da pecuária e o incentivo ao cultivo da cana-de-açúcar, além da organização das entradas (expedições que procuravam o ouro).

         O segundo governador-geral foi Duarte da Costa, que governou de 1553 a 1558, nesse período trouxe mais jesuítas a América Portuguesa – dos quais se destacou José de Anchieta, que, em conjunto com Manuel de Nóbrega, fundou o colégio de São Paulo. Vale frisar que, em 1555, os franceses invadiram o Rio de Janeiro e fundaram um povoamento chamado de França Antártica, não encontrando muita resistência do governo-geral, já que Duarte da Costa não dispunha de armas e soldados suficientes para impedir a invasão ou expulsá-los.

         Já o terceiro governador-geral, Mem de Sá, governou o Brasil por 14 anos (1558-1572). Entre os principais acontecimentos de seu longo governo destaca-se a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro, o combate aos indígenas e o crescente incentivo à importação de escravos negros da África. Por suas realizações, Cotrim considera-o como o consolidador do governo geral.

         Cotrim também evidencia a importância da Igreja Católica na organização da sociedade brasileira, haja vista que o Estado português e a Igreja estavam muito ligados. Naquela época, existia um acordo entre o Papa e o rei, o padroado, que determinava uma série de deveres e direitos da Coroa em relação à Igreja, criando assim uma rede de interesses interligados entre ambas as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com