TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIA

Resenha: CIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

O fato é que a CIA voltou a operar com a plenitude dos velhos tempos, o que acabaria gerando escândalos e problemas para o presidente Reagan. Ao assumir a presidência, Ronald Reagan nomeou o amigo William Casey para a direção da CIA e lhe deu carta branca para agir. Casey retomou os atos de sabotagem no exterior, incluindo a colocação de minas explosivas em portos civis da Nicarágua, governada pelo regime socialista da Frente Sandinista de Libertação Nacional.

Casey: mais poderes para a CIA

Reagan, CIA e o escândalo "Irã-Contras"

O novo "período de ouro" da CIA foi até 1986, quando estourou o escândalo Irã-Contras, o "Irangate". Desafiando as leis e o próprio Congresso americano, a agência envolveu-se em negociações para a venda de armas ao Irã. Em troca, os iranianos deveriam interceder pela libertação de cidadãos norte-americanos presos no Líbano. Parte do dinheiro da venda das armas foi depositada pelos iranianos em contas bancárias da Suíça controladas pelos rebeldes da Nicarágua, os contras, que lutavam para derrubar o governo sandinista.

Oliver North: venda ilegal de armas O escândalo provocou o afastamento de vários assessores do governo americano, entre eles o tenente-coronel Oliver North, apontado como o principal responsável pela operação. A opinião pública dos Estados Unidos ficou chocada ao conhecer o lado terrorista da comunidade de informações de seu próprio país.

URSS, KGB e truculência

Do lado soviético também ocorreu um episódio dramático nos anos 80. Em setembro de 1983, um avião de passageiros da Korean Air Lines foi derrubado ao invadir o espaço aéreo soviético e ignorar as advertências das autoridades do país. No incidente, morreram os 269 ocupantes do Boeing. O episódio permanece obscuro até hoje. Não são conhecidas as razões do vôo irregular do avião, e por que seu comandante ignorou os avisos da força aérea russa. Segundo a versão de alguns especialistas, tratava-se mesmo de uma ação de espionagem. Os passageiros civis teriam servido como escudo dos espiões, que não acreditavam na derrubada da aeronave.

Escândalos como o caso Irã-Contras e incidentes graves como a derrubada do Boeing coreano ocorreram já nos anos finais da Guerra Fria, e contribuíram para arrefecer os ânimos das principais agências de espionagem. A KGB, vale dizer, foi formalmente extinta em outubro de 1991.

Anos 90: outra vertente da espionagem

Com o desmantelamento dos dois blocos econômicos e o fim das tensões entre as superpotências, as atividades de espionagem mudaram completamente sua natureza. Hoje, estão voltadas para as disputas comerciais e financeiras entre os grandes conglomerados capitalistas e para o combate ao crime organizado.

Mas as histórias de espionagem da Guerra Fria continuarão a exercer um grande fascínio, porque lidam com o lado obscuro dos fatos e levantam muitas hipóteses e dúvidas sobre questões para as quais, provavelmente, nunca teremos respostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com