TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS POLITICAS

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

Maquiavel

Formação do Estado

O Estado deveria ser forte e centralizado sob a direção de um príncipe, dotado de capacidade de controle, previsão e manipulação das circunstâncias.

Origem do poder político

Ou são Repúblicas ou principados. Os primeiros ou são hereditários cujo senhor é príncipe pelo sangue, por longo tempo, ou são novos. Os conquistados podem ser eclesiásticos ou civis, quando o povo apoia o príncipe na subida do poder.

Visão histórica

Maquiavel vê a história circular. A coisas podem se repetir, pois a natureza humana é a mesma. Os mesmos desejos, paixões e medos. Maquiavel vê a história com a escola da vida, portanto o indivíduo deve se comportar conforme as circunstâncias.

Lei

O príncipe deve ter boas leis, e para assegurá-las deve ter boas armas.

Direito

O direito em Maquiavel é o que pode se realizar a partir das emanações do soberano.O soberano deve ter todo o direitos necessários para manter seu poder para com seus súditos, deve pelo menos aparentar ser piedoso, íntegro, humano e religioso. Não deve nunca faltar com a palavra dada.
Ordem social
Para manter a ordem social o príncipe deve fazer uso da razão de Estado. O que importa é que o Estado funcione, que o Estado permaneça, com ordem e conservação. O príncipe deve ser virtuoso, mas também saber usar da crueldade conforme as circunstâncias.
Dissolução do Estado
O príncipe pode provocar a dissolução do Estado arriscando-se a contratar tropas mercenárias ou auxiliares; também colocando seus princípios e moral acima do dever; e não estando presente no principado conquistado.
Soberania
É o poder supremo, na autoridade do soberano ou príncipe, é a propriedade do Estado que não depende de qualquer outra potência.













Hobbes

Formação doEstado
O Estado de natureza constitui num Estado de anarquia permanente, no qual todo homem luta contra os outros. Para sair dessa condição, é preciso criar o Estado e atribuir toda força a uma só instituição: o soberano. Portanto, o Estado é criado pelo próprio homem em busca de segurança e conforto, é uma pessoa artificial que vai dar unidade a multidão.
Origem do poder político
Surge do próprio homem, que, para preservação da vida e em busca da liberdade delega todos os poderes á um soberano. Portanto, o poder político se origina do próprio homem, uma vez que este admite que sozinho não é capaz de manter a ordem e tampouco preservar a vida.
Visão histórica
Para Hobbes o conhecimento da história é meramente prudêncial, é essencial o conhecimento da ciência porque esta traz certeza. Hobbes se opõe a história, porque lembrar a história era lembrar a guerra e politicamente era uma má lembrança.
Contrato social
O contrato social em Hobbes é um novo modelo de poder político, no qual muda o discurso para poder justificar a obediência do povo em relação ao sobera

n

o

.


Propriedade
Para Hobbes no Estado de natureza não existe propriedade, somente existirá propriedade com a criação do Estado. Só há propriedade quando o Estado garante, através do poder coercitivo.


Lei
Em Hobbes é através da lei civil que se alcança a liberdade. Quem usa a razão para dirigir a lei é o soberano. Em Hobbes a lei sem espada não é nada mais do que palavras. O soberano não deve estar submetido á lei.
Direito
Em Hobbes no Estado de natureza todos tem o direito de fazer tudo. No Estado civil a lei que vale é a lei civil. A lei gera a justiça através da coação. O soberano não deve estar limitado pela própria lei.
Ordem social
Hobbes era o filósofo da ordem. Queria estabelecer uma forma definitiva de ordenação. Queria resolver o problema da anomia.
Dissolução do Estado
É a falta de poder do Estado para garantir o cumprimento dos pactos voltando ao Estado de natureza.
Soberania
O poder soberano em Hobbes esta limitado na sua origem: a segurança e o conforto. A soberania é a idéia mais forte de ciência política moderna. Para Hobbes o poder soberano é legítimo na medida em que ele é o artifício do homem. Quem decide é o soberano.







Locke


Formação do Estado
O Estado surge através do contrato social. A razão possibilita a cooperação entre os homens, estes delegam poder coletivo á um soberano que deve governar pelo bem público.
Propriedade
Em Locke, o sujeito tem direito sagrado a propriedade. A propriedade deriva do trabalho do homem. Locke define a propriedade privada como um direito individual, uma vez que os bens fazem parte da constituição da própria humanidade. A propriedade é um elemento essencial para mostrar que o homem precisa do Estado.
Lei
Para Hobbes, onde não há lei, não há propriedade. A primeira e fundamental lei positiva de todas as comunidades é o estabelecimento do poder positivo, o qual será “não apenas o poder supremo da comunidade, mas o poder sagrado e inalterável nas mãos de quem a comunidade tenha colocado”.
Direito
A legislatura é obrigada a conceder justiça e decidir sobre os direitos dos cidadãos, sem ser arbitrária, através de leis permanentes promulgadas e juízos reconhecidamente autorizados, que julgam os casos igualmente para todas as classes visando o bem do povo.
Ordem social
Para Locke a ordem deveria ser mantida através da separação dos poderes, o que faria com que o Estado fosse controlado.
Dissolução do Estado
A dissolução do Estado pode se dar a partir do momento em que o homem abre mão da razão, pois a ação irracional é uma ferida mortal na própria lei da natureza.
Soberania
O poder soberano é o  espaço onde começa e acaba a política. A soberania é representada pela legislatura suprema, na qual não deve haver mecanismo constitucional ou legal capaz de sobrepujá-lo, esta, por outro lado não deve ser arbitrária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com