TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMISMO: DO IDEALISMO ILUSÓRIO AO SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  28/11/2016  •  Monografia  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

DEFESA DA BANCA DA MONOGRAFIA

SLIDE 1 (CAPA)

SAUDAÇÕES INICIAIS

- PRIMEIRAMENTE, quero saudar a presença da professora Etiane, por aceitar o convite em participar da banca examinadora;

- Quero agradecer a professora Fabiana Fachinetto, por ter me orientado na realização desse trabalho.

- Agradeço também a presença dos demais.

O presente trabalho tem como título: "CONSUMISMO: DO IDEALISMO ILUSÓRIO AO SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR", e irá fazer uma análise acerca do consumismo e a facilidade que existe de atualmente adquirir bens ou serviços, como também analisar o fenômeno do superendividamento e a necessidade da criação de uma lei que tutele juridicamente de forma específica sobre esse problema que atinge milhares de consumidores.

SLIDE 2 (INTRODUÇÃO)

O problema a ser abordado refere-se ao fato de que as pessoas passaram a viver somente para consumir, em razão das incitações publicitárias e até mesmo por parte das empresas e fornecedores de crédito, levando os indivíduos a uma situação de endividamento excessivo.

O objetivo dessa pesquisa é aprimorar os conhecimentos sobre as relações de consumo e o que leva o consumidor a adquirir cada vez mais bens ou serviços, muitas vezes desnecessários, e como acabam em situações de superendividamento.

SLIDE 3 (1 A PÓS MODERNIDADE E A ERA TECNOLÓGICA)

Para sobreviver é necessário consumir, pois somente assim é que o ser humano satisfaz suas necessidades básicas, ou seja, obtem tudo aquilo que é necessário para a sua existência digna.

No entanto, com a o surgimento da moeda, ficou muito mais fácil ter acesso a bens ou serviços, de tal forma que as pessoas, no decorrer da história, começaram a viver tão somente para consumir, perdendo o controle sobre essa atividade, pois passaram a serem induzidas por meio das estratégias da publicidade agressiva.

SLIDE 4 (1.1 Consumismo versus consumo)

Consumir é obter produtos ou serviços que são necessários para alcançar o minimo existêncial para a sobrevivência do ser humano. De outro lado, temos o consumismo, que significa o desejo de obter bens ou serviços que tragam maior conforto e identidade humana.

O consumismo é uma atribuição da sociedade de consumidores, que significa o desejo e a vontade de obter determinado bem de forma rápida, ou seja, consumir rapidamente e tão logo descartar o objeto.

Os bens começam a perder o seu valor, uma vez que não são mais adequados. Diante disso, o marketing, que sempre buscou alcançar o lucro, usa de estratégias para induzir o consumidor a adquirir um produto e logo a sua remove-lo.

SLIDE 5 (1.2 CULTURA CONSUMISTA)

É fato considerar que a atividade de consumir faz parte da natureza humana. No entanto, com o aprimoramento e desenvolvimento dos bens e serviços no decorrer da modernidade, fez com que o consumo se tornasse mais frequente, resultando muitas vezes o superendividamento.

As pessoas passaram a buscar toda e qualquer novidade ou tendência que o mercado de consumo tem a oferecer, como forma de adquirir identificação popular diante da sociedade de consumidores. Porém, o consumidor consciente, aquele que supre as necessidades básicas, consegue consumir de forma correta e adequada, utilizando do produto ou serviço até o fim de sua finalidade.

SLIDE 6 (1.3 Os avanços tecnológicos e o induzimento ao consumo por partes das empresas)

Com o avanço da tecnologia de forma tão acelerada,  a internet surgiu para facilitar as atividades dos indivíduos.

Os consumidores começaram a adquirir bens ou serviços por meio da internet, o que aumentou o consumo de forma alarmante, em virtude dessa facilidade de acesso.

SLIDE 7 (1.4 Estratégias mercadológicas de consumo)

Com a ascenção da mídia, o consumo tornou-se mais frequente, em virtude da influência que a mesma tem na vida dos indivíduos.

As empresas passaram a investir no marketing, utilizando boas estratégias, com o intuito de induzir ao consumo todas as classes sociais.

As estratégias do marketing estão relacionadas a algum tipo de sentimento, poder, beleza ou conexão com a infância.

As empresas buscam sempre inovar suas mercadorias para que os produtos antigos venham ser substituidos de forma acelerada.

SLIDE 8 (2 A SOCIEDADE DO CRÉDITO AO CONSUMO E O DESAFIO GLOBAL DO SUPERENDIVIDAMENTO)

Com a amplificação do crédito, os consumidores passaram a ter mais acesso a bens ou serviços.

Diante disso, o consumismo cria a ilusão de que o consumidor, no momento em que contrata o crédito, acredita que futuramente terá condições de arcar com a obrigação financeira, quando de fato não terá.

Em virtude disso, os consumidores passam a ser considerados inadimplentes e inclusos nos sistemas de protação ao crédito (SPC E SERASA).

SLIDE 9 (2.1 O contexto sobre as causas do superendividamento)

Com a democratização do crédito (ampliação do consumo e incremento da atividade econômica), junto veio o superendividamento do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com