TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

Por:   •  23/9/2020  •  Artigo  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA

FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO – FIS

DIRETORIA ACADÊMICA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

Gabrielle Ráyra Salviano

DISCIPLINA:         Monografia JURÍDICA     - TURNO VESPERTINO – 8º PERÍODO                 

Justificativa da Monografia – Aborto: uma análise estrutural do que levou cada país a aceitá-lo ou não.

1 JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem por objeto o estudo sobre o aborto em todas as concepções humanas. Esse tema vem sofrendo amplos debates e dividindo opiniões há séculos. São muitos pensamentos, opiniões e divergências que ouvimos e vemos no nosso dia a dia. Por exemplo, temos um lado que julga ser a favor da interrupção de uma gravidez indesejada, por 'n' motivos, desde as condições não favoráveis à vida do feto até à falta de amor e carinho por parte dos genitores. Temos também o lado daqueles que se baseiam no direito à vida, em que todos, sem exceções, o merecem. O estudo do presente trabalho não é ficar do lado 'A' ou 'B', tampouco definir qual lado está certo ou errado, mas analisar todas as concepções que falam sobre o aborto: política, religiosa, moral, científica e filosófica. De qualquer forma, essa questão não é nem nunca será simples ou fácil de discorrer, já que quando citamos o aborto estamos vendo-o de todos os ângulos, tanto na gravidez indesejada quanto na jovem que foi violentada sexualmente e por Lei, pode escolher ou não abortar aquele feto. Todas essas questões serão discutidas no decorrer do projeto.

Como recebemos diversas informações e opiniões diversas sobre o assunto, o ideal é que estejamos conscientes das informações que recebemos e que tenhamos o conhecimento necessário para debater sobre, para que nenhuma opinião tola venha nos convencer. O que acontece é que somos bombardeados com tantas notícias,  discussões e opiniões nas redes sociais e na nossa rotina, nos dando uma concepção muito limitada de determinados assuntos, e acabamos, sem nem perceber, concordando com algo que nem ao menos pesquisamos ou buscamos fatos verídicos, tudo isso porque já foi "implantado" em nossa mente sem ao menos darmos conta disso. Não que seja maléfico usarmos esses meios no nosso dia a dia, porém, precisamos estar verdadeiramente capazes de refutar ou debater um tema tão comum na nossa sociedade, já que as notícias sobre questões de aborto são altamente frequentes.

Tudo surge de uma indignação, de algo que nos incomoda por algum motivo. Não concordar com as coisas que acontecem em nosso meio é um bom modo de buscar respostas para ele, assim deixamos de lado a ignorância tão comum sobre o tema aborto e estaremos abertos para falar corretamente o que os diversos ramos ideológicos nos apresentam. Por ser um assunto de grande abrangência durante vários séculos, e ainda ser bastante citado em tribunais, jornais e redes sociais, tomamos ciência de que conhecê-lo profundamente é absurdamente necessário. Minha indignação parte do princípio das pessoas que tanto falam sobre, mas que não buscam o verdadeiro sentido e o "x" da questão, que seria: "Por que o aborto é considerado um crime na nossa Legislação, mas a mesma abre algumas exceções? Por que alguns países são liberais no assunto enquanto outros são totalmente rígidos? O que levou a alguns países aceitarem o aborto normalmente e outros não? Quais os pensamentos políticos, filosóficos, religiosos e morais dos países que aceitam/condenam o aborto?". Essa pesquisa então analisará todos esses pontos, desde a nossa Legislação até as Leis internacionais e o que levou cada uma a ser como é atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com